28 Dezembro 2022, 00:51

Eslováquia anuncia a expulsão de três diplomatas russos

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Bratislava, 22 abr 2021 (Lusa) — A Eslováquia decidiu expulsar três diplomatas russos, no âmbito da disputa diplomática em curso entre o seu vizinho República Checa e a Rússia, indicou hoje o primeiro-ministro Eduard Heger.


“Três membros da missão diplomática russa devem cessar as suas atividades na Eslováquia e têm sete dias para deixar o país”, precisou Heger.


Bratislava tomou esta decisão “após os acontecimentos recentes na República Checa e ter recebido informações” dos serviços de informações “que trabalham em estreita cooperação com os serviços de informações” dos aliados da Eslováquia, acrescentou.


O ministro da Defesa Jaroslav Nad precisou em declarações aos ‘media’ que “as atividades das três pessoas não respeitavam as regras internacionalmente admitidas”.


A República Checa e a Rússia expulsaram reciprocamente diversos diplomatas após Praga ter acusado Moscovo de organizar a sabotagem de um depósito de munições na República Checa em 2014, que provocou dois mortos.


Na terça-feira, o ministro do Interior checo Jan Hamacek pediu aos seus parceiros da União Europeia e da NATO para expulsarem diplomatas russos, numa manifestação de solidariedade com Praga no seu conflito com Moscovo.



PCR // EL


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário