14 Maio 2022, 17:16

Espanha envia maior remessa de armamento à Ucrânia em navio de 200 toneladas

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Madrid, 29 abr 2022 (Lusa) — O Governo espanhol disse hoje que está a encaminhar o seu maior envio de equipamento militar para a Ucrânia até agora, depois de um navio com 200 toneladas de material ter atracado num porto na Polónia.


O Ministério da Defesa de Espanha confirmou a chegada do navio à Polónia e o jornal El País, citando autoridades portuárias polacas, disse que a embarcação atracou no porto de Gdynia, onde o material será descarregado e transportado por cerca de 700 quilómetros até uma base logística na Ucrânia.


A remessa inclui 30 camiões, vários veículos especiais de transporte pesado e 10 veículos menores que serão usados para transferir o material militar para a Ucrânia, segundo o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez.


O embarque para a Ucrânia no navio espanhol Ysabel foi anunciado na semana passada por Sánchez, durante uma visita a Kiev para se encontrar com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, onde discutiu a situação da invasão russa.


“Esta é a maior remessa feita até agora, mais que duplicando o que enviamos até agora”, comentou o chefe do Governo espanhol.


Antes da carga do Ysabel, a Espanha tinha enviado para a Ucrânia 1.370 lançadores de granadas antitanque, 700.000 cartuchos de metralhadora, bem como uma ambulância blindada e material médico.



RJP // PDF


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário