07 Dezembro 2022, 02:27

Estados Unidos felicitam “povo do Brasil” pelo bicentenário da independência

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Washington, 07 set 2022 (Lusa) — O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, felicitou hoje o Brasil pelo 200.º aniversário da independência, sublinhando que “as duas maiores democracias do hemisfério ocidental” partilham “o compromisso de apoiar a democracia em toda a região”.


“Os Estados Unidos oferecem os seus melhores votos ao povo do Brasil pela celebração do bicentenário da sua independência”, afirma Blinken numa nota divulgada pelo Departamento de Estado norte-americano.


“Sendo as duas maiores democracias do hemisfério ocidental, os Estados Unidos e o Brasil partilham o compromisso de apoiar a democracia em toda a região e demonstrar os seus benefícios para todos os povos”, acrescenta a nota da diplomacia dos EUA.


O chefe de diplomacia norte-americana sublinha ainda que “os Estados Unidos e o Brasil continuam a trabalhar no aprofundamento da relação estratégica e económica vital” e que, “juntos, os [dois] países podem assegurar a paz e segurança regionais, fazer avançar os direitos humanos e a justiça racial, e construir um futuro seguro, saudável, sustentável, e próspero para as gerações vindouras”.


Em 07 de setembro de 1822, D. Pedro I do Brasil e IV de Portugal proclamou a independência do país, que é hoje um gigante da América do Sul, nas margens do Rio Ipiranga.



APL // JH


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário