06 Outubro 2022, 10:50

EUA anunciam “forte apoio” a candidatura nigeriana para liderar OMC

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Washington, 05 fev 2021 (Lusa) — Os Estados Unidos anunciaram hoje o “forte apoio” a Ngozi Okonjo-Iweala na liderança da Organização Mundial do Comércio (OMC), levantando, deste modo, o ‘veto’ norte-americano colocado pela administração anterior à candidatura nigeriana.


“O Governo [Joe] Biden — [Kamala] Harris tem o prazer de expressar o forte apoio à candidatura de Ngozi Okonjo-Iweala para o cargo de diretora-geral da OMC”, explicita Washington em comunicado, citado pela France-Presse (AFP).


Ngozi Okonjo-Iweala traz “riqueza de conhecimento em economia e diplomacia internacionais” que são reflexo da experiência no Banco Mundial e de dois mandatos enquanto ministra das Finanças da Nigéria.


O Governo do anterior chefe de Estado, o republicano Donald Trump, apoiava a candidatura da ministra do Comércio sul-coreano Yoo Myung-hee, que anunciou hoje o abandono da corrida à liderança da OMC.


Washington disse que estão predispostos a arrancar com a próxima fase do processo para se “chegar a uma decisão consensual”.


O executivo liderado pelo democrata Joe Biden especificou ainda que está “ansioso para trabalhar” com o nova diretora-geral da instituição, de modo a “conseguir a necessária reforma substancial da OMC”.



AFE // JLS


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário