26 Janeiro 2022, 19:59

FC Porto defende liderança isolada na visita ao «aflito» Belenenses SAD

© MUNDO ATUAL
LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

O FC Porto, líder isolado da Primeira Liga, visita no domingo o «aflito» Belenenses SAD, no arranque da segunda volta, com o Sporting a tentar esquecer, em casa do Vizela, a primeira derrota na prova.

Única equipa ainda invicta no campeonato, o FC Porto entra para a 18.ª jornada, a primeira da segunda volta, com três pontos de avanço sobre o campeão Sporting, que perdeu o primeiro jogo na última ronda, em casa do Santa Clara (3-2), e sete sobre o Benfica.

Com 12 vitórias consecutivas na Primeira Liga, os «dragões» visitam no domingo um Belenenses SAD, que vai no terceiro treinador da temporada, Franclim Carvalho, que se estreia hoje na visita ao Famalicão, num encontro em que o clube lisboeta, em caso de vitória, deixa o último lugar.

Os «azuis», que conseguiram o segundo triunfo na Primeira Liga na 17.ª ronda, roubaram pontos aos «dragões» nas últimas duas temporadas, com duas igualdades, que terminaram com polémica, com a de 2020/21 a custar, recentemente, um castigo ao treinador do FC Porto, Sérgio Conceição.

Também no domingo, o Sporting volta a jogar em Vizela, mais de 38 anos depois de ter vencido por 5-2, na única deslocação ao terreno do clube minhoto.

Depois da derrota nos Açores na última jornada, à qual já se seguiu uma goleada ao Leça (4-0), do quarto escalão, na Taça de Portugal, o Sporting tenta regressar aos triunfos no campeonato, em casa do Vizela, 12.º posicionado, eliminado pelo FC Porto na prova rainha (3-1) e no meio de um surto do coronavírus.

Para este encontro, o treinador Rúben Amorim ainda não deve contar com Jovane Cabral, a recuperar de lesão, enquanto Pedro Porro está em dúvida, devido a problemas físicos.

Benfica defronta Moreirense

Na Luz, no sábado, o Benfica, terceiro classificado, recebe o Moreirense, 15.º, num encontro em que os dois treinadores, o benfiquista Nélson Veríssimo e o «cónego» Ricardo Sá Pinto, procuram a segunda vitória pelos clubes.

Depois de se ter estreado no Dragão (derrota por 3-1), Veríssimo somou o primeiro triunfo na receção ao Marítimo, enquanto Sá Pinto se estreou com um triunfo em casa do Vizela.

Para este encontro, o Benfica já poderá contar com vários jogadores recuperados de infeção pelo coronavírus, para receber uma equipa que conseguiu sair com pontos em quatro das 11 visitas à Luz, com três empates e uma vitória.

Braga recebe Marítimo

O Braga procura consolidar o quarto lugar, na receção de sábado ao Marítimo, nono posicionado e que, pela vez esta temporada, conseguiu duas vitórias consecutivas.

O surpreendente Gil Vicente, que terminou a primeira volta na quinta posição, visita no sábado um Boavista, 10.º, em recuperação e que não sofre derrotas há três jogos para o campeonato.

Em recuperação de um surto do coronavírus, que afetou o encontro com o FC Porto, o Estoril Praia, sexto classificado, tenta regressar aos triunfos, após três jogos sem somar três pontos, na receção ao Arouca, que poderá chegar a este encontro em zona de despromoção, caso Famalicão e Belenenses SAD não empatem hoje, em jogo em atraso da 16.ª jornada.

Em zona de luta pela qualificação europeia, o Portimonense, sétimo posicionado, recebe o Vitória de Guimarães, oitavo, na segunda-feira, no fecho da ronda.

O treinador Mário Silva estreia-se no domingo à frente do Santa Clara, frente ao Tondela, num encontro entre duas equipas que se procuram afastar da zona perigosa da tabela, na qual está o Famalicão, que recebe o Paços de Ferreira, ainda pouco tranquilo.

 


 

Programa da 18.ª jornada:

– Sábado, 15 jan:

Boavista — Gil Vicente, 15:30

Benfica — Moreirense, 18:00

Sporting Braga — Marítimo, 18:00

Estoril Praia — Arouca, 20:30

– Domingo, 16 jan:

Santa Clara — Tondela, 14:30 locais (15:30, horas de Lisboa)

Vizela — Sporting, 18:00

Famalicão — Paços de Ferreira, 18:30

Belenenses SAD — FC Porto, 20:30

– Segunda-feira, 17 jan:

Portimonense — Vitória Guimarães, 20:15

 

Sem comentários

deixar um comentário