
O FC Porto deu hoje um grande passo na corrida rumo aos oitavos de final da Liga Europa ao vencer, no Estádio do Dragão, a Lazio por 2-1, em jogo da primeira mão do «play-off», com um «bis» de Toni Martínez que revolucionou o encontro.
Os «dragões» inspirados pelas boas recordações que a equipa italiana traz e, apesar de condicionados pela pressão e situações de perigo causadas ao longo da partida que permitiram que estivessem a perder durante cerca de 15 minutos, venceram e seguem para Itália em vantagem.
Os primeiros 20 minutos de jogo foram equilibrados, com o FC Porto a pressionar e a condicionar a construção da Lazio, que ameaçou a baliza dos «dragões» e cumpriu. A equipa italiana abriu o marcador, aos 23 minutos, por intermédio de Zaccagni que, com um toque de calcanhar, desviou a bola para o fundo da baliza de Diogo Costa.
PUB – CONTINUE A LER A SEGUIR
O FC Porto teve a oportunidade de reduzir a desvantagem numa jogada iniciada por Fábio Vieira que meteu a bola em Pepê, mas o defesa da equipa italiana Luis Felipe impediu que a bola chegasse à baliza.
Depois do golo, os italianos aproveitaram a fragilidade da equipa da casa, em desvantagem, para chegarem mais facilmente a zonas de assistência, valendo aos «azuis e brancos» as defesas do guardião Diogo Costa.
Toni Martínez (37’), mais uma vez, fez os «dragões» felizes, restabelecendo a igualdade na partida, depois de um tremendo erro da defesa da Lázio. Numa grande execução de cabeça, o espanhol colocou a bola no fundo das redes da equipa adversária.
No final do primeiro tempo, os «dragões» continuaram a tentar assumir o controlo do jogo, enquanto a Lázio ia mantendo a pressão habitual, criando situações de perigo.
Toni Martínez bisa na partida
A segunda parte não podia ter começado da melhor forma para os portistas, com Toni Martínez (49’) a bisar no encontro. O ponta de lança, dentro da área, desviou a bola para o fundo da baliza de Strakosha e colocou os «azuis e brancos» em vantagem.
Após o segundo golo do FC Porto o ritmo de jogo abrandou. Os «azuis e brancos» faziam de tudo para seguraram a vantagem de um golo.
A Lázio esteve ainda perto do empate a dez minutos do final do encontro, por intermédio de Zaccagni. Valeu o pé de Vitinha que deviou a bola e impediu o pior.
Os minutos finais foram de aperto para os «dragões» que viram a adversária pressionar e a chegar facilmente a zonas de finalização.
O FC Porto entrou na partida sem Manafá e os castigados Wendell e Marchesín, expulsos no último jogo da Liga dos Campeões, enquanto na Lazio, Maurizio Sarri não contou com Lazzari, Acerbi, Akpa-Akpro e Dzcicek por lesão, e o avançado e capitão Cirro Immobile também foi baixa.
O jogo da segunda mão do «play-off» está agendado para a próxima quinta-feira, dia 24, com o FC Porto a visitar a Lázio num encontro que está marcado para as 17h45.
Ficha de jogo:
FC Porto – Lazio, 2-1.
Ao intervalo: 1-1.
Marcadores:
0-1, Mattia Zaccagni, 23 minutos.
1-1, Toni Martínez, 37.
2-1, Toni Martínez, 49.
Equipas:
– FC Porto: Diogo Costa, João Mário (Bruno Costa, 88), Mbemba, Pepe, Zaidu, Uribe, Grujic (Vitinha, 46), Otávio, Fábio Vieira (Galeno, 46), Pepê (Eustáquio, 88) e Toni Martínez (Evanilson, 69).
(Suplentes: Cláudio Ramos, Fábio Cardoso, Marcano, Taremi, Francisco Conceição, Galeno, Vitinha, Bruno Costa, Evanilson, Rúben Semedo, Eustáquio e Gonçalo Borges).
Treinador: Sérgio Conceição.
– Lazio: Strakosha, Marusic, Luis Felipe, Patric, Radu (Hysaj, 72), Milinkovic-Savic, Lucas Leiva (Cataldi, 69), Luís Alberto (Basic, 83), Felipe Anderson, Pedro (Jovane Cabral, 84) e Mattia Zaccagni (Raul Moro, 84).
(Suplentes: Reina, Furlanetto, Akpa-Akpro, Jovane Cabral, Kamenovic, Romero, Hysaj, Raul Moro, André Anderson, Cataldi, Mussolini e Basic).
Treinador: Maurizio Sarri.
Árbitro: Serdar Gözübüyük (Países Baixos).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Grujic (4), Milinkovic-Savic (39), Fábio Vieira (45), Galeno (72), Evanilson (73), Mattia Zaccagni (77).
Assistência: 32.929 espetadores.
Agora que chegou aqui…
Ao longo do último ano, o MUNDO ATUAL tem conquistado cada vez mais leitores.
Nunca quisemos limitar o acesso aos nossos conteúdos, ao contrário do que fazem outros órgãos de comunicação, e mantivemos sempre todas as notícias, reportagens e entrevistas abertas para que todos as pudessem ler.
Mas precisamos do seu apoio. Para que possamos, diariamente, continuar a oferecer-lhe a melhor informação, não só nacional como local, assim como para podermos fazer mais reportagens e entrevistas do seu interesse.
O MUNDO ATUAL é um órgão de comunicação social independente e isento. E acreditamos que para que possamos continuar o nosso caminho, que tem sido de sucesso e de reconhecimento, é importante que nos possa ajudar neste caminho que iniciámos há um ano.
Desta forma, por tão pouco, com apenas 1€, pode apoiar o MUNDO ATUAL.
Obrigado!