06 Julho 2022, 16:50

Fed está preparada para acelerar subida das taxas de juro, diz Powell

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Washington, 21 mar 2022 (Lusa) – O banco central norte-americano está preparado para acelerar a subida das taxas de juro ao longo de 2022 se for necessário, garantiu hoje o presidente da instituição, Jerome Powell.


“Se concluirmos que é apropriado agir de forma mais agressiva, com subidas das taxas de juro superiores a 25 pontos base, numa ou em várias reuniões, é o que faremos, disse Powell ao intervir na conferência anual da National Association for Business Economics (NABE).


Na passada quarta-feira, a Reserva Federal (Fed) aprovou uma subida das suas taxas de juro, pela primeira vez desde 2018, com o objetivo de travar a inflação. A primeira subida foi de 25 pontos base, um aumento considerado moderado, e a taxa dos fundos federais ficou entre 0,25% e 0,50%.


A maioria dos membros do comité de política monetária da Fed quer que as taxas fiquem perto de 1,75% no final deste ano, o que implica várias subidas, talvez mesmo uma em cada reunião.


Mas “se determinarmos que devemos ir além” da medida considerada neutra de 2 ou 2,5%, “também o faremos”, disse o presidente da Fed.


Na reunião da semana passada, a Fed também reviu em alta as previsões de inflação, que passaram para 4,3%, muito acima do que era esperado em dezembro.



EO // CSJ


Lusa/fim

Sem comentários

deixar um comentário