13 Maio 2022, 09:56

Ferdinand Marcos Jr. a caminho de vitória expressiva nas presidenciais filipinas

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Manila, 09 mai 2022 (Lusa) — Ferdinand Marcos Júnior, filho do antigo ditador com o mesmo nome, deverá obter uma vitória esmagadora nas eleições presidenciais de hoje nas Filipinas, de acordo com uma primeira contagem não oficial de votos.


“Bongbong” Marcos, como é conhecido, obteve mais do dobro dos votos do seu principal adversário, a atual vice-presidente, Leni Robredo, segundo os meios de comunicação locais, citados pela agência francesa AFP.


Os resultados referem-se a quase metade das 70.000 mesas de voto do país, de acordo com a imprensa filipina, que cita a Comissão Eleitoral.


Nesta eleição de uma volta, um candidato só precisa de obter mais votos do que os seus rivais para vencer.


A confirmar-se a vitória, Marcos Jr., 64 anos, substituirá o controverso Rodrigo Duterte como Presidente das Filipinas por um único mandato de seis anos.


O pai do candidato, Ferdinand Marcos, foi deposto em 1986, após uma revolução popular pacífica que pôs fim a um regime corrupto e despótico de 21 anos.


O antigo Presidente das Filipinas morreu em 1989, no Havai.


Com uma população de mais de 111 milhões de pessoas, maioritariamente católicas, a antiga colónia espanhola das Filipinas é um arquipélago do Sudeste Asiático com mais de 7.000 ilhas e ilhéus.



PNG // JH


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário