05 Julho 2022, 02:06

Fisco e GNR apreendem nas estradas 30 automóveis e 520 litros de combustível

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Agora que chegou aqui…

Ao longo do último ano, o MUNDO ATUAL tem conquistado cada vez mais leitores.
Nunca quisemos limitar o acesso aos nossos conteúdos, ao contrário do que fazem outros órgãos de comunicação, e mantivemos sempre todas as notícias, reportagens e entrevistas abertas para que todos as pudessem ler.
Mas precisamos do seu apoio. Para que possamos, diariamente, continuar a oferecer-lhe a melhor informação, não só nacional como local, assim como para podermos fazer mais reportagens e entrevistas do seu interesse.
O MUNDO ATUAL é um órgão de comunicação social independente e isento. E acreditamos que para que possamos continuar o nosso caminho, que tem sido de sucesso e de reconhecimento, é importante que nos possa ajudar neste caminho que iniciámos há um ano.
Desta forma, por tão pouco, com apenas 1€, pode apoiar o MUNDO ATUAL.

Obrigado!

PUB – CONTINUE A LER A SEGUIR



Fiscalizações nas estradas da GNR e Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), na quarta-feira, resultaram em uma detenção por falta de habilitação para conduzir e na apreensão de 30 automóveis, 520 litros de combustível e 0,754 gramas de liamba.

Denominada operação “network”, rede nas vertentes tributária e aduaneira, esta ação conjunta visou a fiscalização e controlo intensivo de mercadorias em circulação, nos principais eixos da rede viária nacional, tendo como alvos preferenciais veículos de mercadorias em geral e veículos automóveis ligeiros.

Em comunicado hoje divulgado, a GNR e AT explicam que o objetivo foi controlar documentos de transporte e faturação, de mercadorias sujeitas a Impostos Especiais sobre o Consumo (IEC), designadamente Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Produtos Energéticos (ISP), Imposto sobre o Tabaco (IT) e Imposto sobre o Álcool e Bebidas Alcoólicas (IABA) e IVA, bem como a regular condição dos veículos de matrícula estrangeira em circulação no território nacional.

Como resultados da ação foram controlados 5.723 veículos, resultando no levantamento de 351 autos de notícia por infrações fiscais e aduaneiras pela AT e GNR, 418 autos de notícia pela GNR por infrações diversa, designadamente à legislação rodoviária, ambiental e posse de produto estupefaciente, e uma detenção por falta de habilitação legal para condução.

A operação resultou também na apreensão de 30 veículos automóveis que circulavam de forma irregular, 20 litros de gasóleo colorido e marcado, 500 litros de gasóleo rodoviário, 336 latas de refrigerantes e de 0,754 gramas de liamba.

Nesta ação nacional conjunta participaram 385 inspetores da AT, de 18 direções de finanças, duas divisões operacionais dos serviços centrais, nove alfândegas e seis delegações aduaneiras, e 444 militares da GNR de 20 comandos territoriais de todos os distritos e das regiões autónomas dos Açores e Madeira e da unidade de ação fiscal.

“Cientes do seu efeito dissuasor e preventivo, a Autoridade Tributária e Aduaneira e a Guarda Nacional Republicana, irão prosseguir e intensificar este tipo de ações, no âmbito do combate à economia paralela e às práticas de Fraude e Evasão Fiscais”, anunciam no comunicado.

Tags

Sem comentários

deixar um comentário