05 Fevereiro 2023, 03:17

FMI anuncia financiamento à Ucrânia e Argentina

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Redação, 08 out 2022 (Lusa) – O Conselho de Administração do Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou na sexta-feira o financiamento de 1,3 mil milhões de dólares (um valor semelhante em euros) à Ucrânia para fazer face a uma possível crise alimentar.


O FMI decidiu ainda conceder um novo empréstimo de 3,8 mil milhões de dólares para a Argentina, sendo que a decisão, já aprovada pelas equipas técnicas em setembro, foi tomada no final da segunda revisão de um vasto programa de ajuda financeira no valor total de 44 mil milhões de dólares ao longo de 30 meses.


No total, o FMI já emprestou cerca de 17,5 mil milhões de dólares à Argentina para reforçar a estabilidade económica do país e promover o crescimento sustentável.


No caso da Ucrânia, a organização financeira mundial argumentou que as autoridades ucranianas “merecem um crédito considerável” por terem mantido um grau significativo de estabilidade macrofinanceira nestas circunstâncias “extremamente difíceis”, disse a organização numa declaração.


“Mais de sete meses após o início da invasão russa da Ucrânia, os custos humanitários e económicos continuam a ser enormes, gerando grandes e urgentes necessidades de financiamento externo e fiscal”, disse o FMI.


O FMI estimou que, num momento de fuga da população e de destruição de habitações e infraestruturas essenciais, o Produto Interno Bruto (PIB) da Ucrânia sofrerá uma contração de 35% este ano.



JMC // JMC


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário