08 Dezembro 2022, 02:02

Futsal/Euro: Pany Varela assegura “mentalidade vencedora” frente à Espanha

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

O ala Pany Varela assegurou hoje que a Seleção Portuguesa vai encarar a congénere da Espanha, nas meias-finais do Europeu2022 de futsal, “com mentalidade vencedora”, sem que o histórico de confrontos pese para nenhum lado.

“Temos clara noção de que cada jogo tem a sua história e de que o passado pouco ou nada importa. Se entrarmos no jogo a achar que vai ser mais fácil ou mais difícil devido ao passado, vamos ter surpresas. Vamos entrar com mentalidade vencedora e cumprir, e bem, o plano de jogo”, afirmou à imprensa, numa unidade hoteleira de Amesterdão.

Os atuais campeões europeus e mundiais garantiram a presença nas meias-finais após um difícil triunfo à Finlândia (3-2), enquanto os espanhóis, que venceram o torneio em 1996, 2001, 2005, 2007, 2010, 2012 e 2016, passaram a Eslováquia (5-1), nos «quartos».

“A este nível, já há pouca coisa que não conhecemos do outro lado. Já jogámos muitas vezes uns contra os outros e os jogadores conhecem-se. Com o nível de «scouting» que temos, dificilmente vamos ser surpreendidos. Podemos é, de vez em quando, cometer um erro ou outro, que vai ser sempre aproveitado pelo adversário”, referiu o jogador.

Ciente da “qualidade coletiva e individual” e dos atletas “taticamente e tecnicamente muito evoluídos” da Espanha, Pany Varela vincou que a abordagem ao jogo tem de ser feita para dentro, com maior preocupação no trabalho de Portugal e no que controla.

“Portugal tem de ser Portugal, essencialmente. O jogo começa quando o árbitro apita e só acaba na buzina. Durante esses 40 minutos e até no intervalo, é estar concentrado e focado. Não pode haver distrações, porque, a este nível, pagam-se caro”, expressou.

As palavras do selecionador Jorge Braz na última partida oficial entre as duas seleções, nos quartos de final do Mundial2021, com vitória dos lusos (4-2, após prolongamento) — “Ando há 20 anos a dizer que somos melhores do que eles” -, ainda estão presentes na memória, mas o jogador do Sporting realçou que essas palavras ficaram “lá atrás”.

“Essas palavras marcaram-nos a todos, mas ficou lá atrás. O jogo começa 0-0. Vamos entrar em campo focados no que queremos fazer e no grande objetivo que temos, que é ser Portugal. Nesta fase da competição, o objetivo é só um e é claro: vencer”, frisou.

Segundo melhor jogador de futsal do mundo em 2021, onde conquistou, além do Mundial pela seleção, a Liga dos Campeões e o campeonato nacional pelo clube, Pany Varela garantiu aos portugueses de que tudo farão para alcançar mais uma conquista.

“Os portugueses têm todos os motivos para estarem satisfeitos connosco. A este nível e nesta altura da competição, pouco mais de motivação nos podem dar. Podem dar o apoio deles e a garantia que posso deixar é que tudo vamos fazer para que, no final da partida, consigamos dar mais um passo rumo ao objetivo que nós temos”, sentenciou.

A equipa das «quinas» treina hoje na Ziggo Dome, em Amesterdão, a partir das 21h00 locais (20h00 em Lisboa), e amanhã às 19h30 (18h30), com vista ao duelo ibérico das meias-finais com a Espanha, que se disputa na sexta-feira, às 20h00 (19h00), depois da outra meia-final, entre a Ucrânia e a Rússia, às 17h00 (16h00), no mesmo pavilhão.

Agora que chegou aqui…

Ao longo do último ano, o MUNDO ATUAL tem conquistado cada vez mais leitores.
Nunca quisemos limitar o acesso aos nossos conteúdos, ao contrário do que fazem outros órgãos de comunicação, e mantivemos sempre todas as notícias, reportagens e entrevistas abertas para que todos as pudessem ler.
Mas precisamos do seu apoio. Para que possamos, diariamente, continuar a oferecer-lhe a melhor informação, não só nacional como local, assim como para podermos fazer mais reportagens e entrevistas do seu interesse.
O MUNDO ATUAL é um órgão de comunicação social independente e isento. E acreditamos que para que possamos continuar o nosso caminho, que tem sido de sucesso e de reconhecimento, é importante que nos possa ajudar neste caminho que iniciámos há um ano.
Desta forma, por tão pouco, com apenas 1€, pode apoiar o MUNDO ATUAL.

Obrigado!

Sem comentários

deixar um comentário