26 Setembro 2021, 13:47

Gaia apresentou o novo auditório da Assembleia Municipal em dia especial para o Município

mundoatual AdministratorKeymaster

A Câmara de Gaia apresentou hoje, durante as cerimónias do Dia do Município, o novo auditório da Assembleia Municipal, cujo edifício foi requalificado em homenagem a Manuel Menezes de Figueiredo.

A autarquia investiu 900 mil euros na renovação do espaço com o objetivo de o dotar de condições de conforto e funcionalidade, orientando-o para um melhor aproveitamento da área para a realização de exposições e outros eventos.

A entrada do Auditório Manuel Menezes de Figueiredo foi alvo de trabalhados visando a sua modernização. Foi construído um novo hall para o público que assiste às assembleias municipais e os gabinetes de apoio sofreram obras de requalificação.

PUB – CONTINUE A LER A SEGUIR



“Esta intervenção marca, assim, uma nova fase no funcionamento deste órgão deliberativo do Município, permitindo também o alargamento das valências existentes, com a possibilidade de realização de seminários, conferências, pequenos congressos, ações de formação, entre outros eventos de caráter idêntico, abrindo espaço à comunidade e às instituições do concelho”, informou a autarquia, em comunicado, onde referiu ainda que a nível das áreas exteriores foi levada a cabo “uma ação significativa”, eliminando barreiras e dotando-as “de uma imagem mais contemporânea e harmoniosa com o edifício Praça, local onde realiza o atendimento municipal”.

Na entrada do auditório, de forma a homenagear Manuel Menezes de Figueiredo, está inscrito o seu nome, que segundo Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da autarquia, “é uma evocação da liberdade, da honestidade e da democracia”.

Autarquia homenageou instituições e personalidades no Dia do Município

No dia em que é celebrado o Dia do Município, a Câmara de Gaia homenageou instituições e personalidades que receberam medalhas que distinguem quer o seu contributo ao concelho, quer o destaque alcançado a nível nacional ou internacional.

A medalha de honra foi atribuída à bióloga e cientista Maria Manuel Mota e ao selecionador português sub-21 e ex-futebolista Rui Jorge, que recentemente levou Portugal à final do Campeonato da Europa, ambos naturais de Gaia.

No âmbito de mérito profissional, a Câmara atribuiu a medalha ao árbitro português Artur Soares Dias, à canoísta Joana Vasconcelos, que recentemente garantiu a quota para os Jogos Olímpicos com a vitória em K1 500 na segunda prova de qualificação olímpica de 2021, a Álvaro Santos, Luciano Ribeiro, Luzia Veludo, Victor Silva e ainda, com o título póstumo, Susana Pombo, que foi diretora financeira da Pombo Indústria Metalúrgica, localizada em Francelos (Gulpilhares).

O mestre António Joaquim, natural de Travanca (Santa Maria da Feira), pintor autodidata que faleceu em abril aos 95 anos, foi também homenageado, a título póstumo, com a medalha de mérito cultural.

Na categoria de desporto, Carlos Monteiro, atleta de crosse e fundo, e Ricardo Costa, antigo defesa central da Seleção Portuguesa foram agraciados com a distinção de mérito desportivo.

Já a medalha de mérito cívico foi entregue ao antigo vereador pelo PSD na Câmara, Duarte Besteiro, ao Chefe Sílvio Filipe Guimarães Ribeiro e à mutualista Montepio Vilanovense de Socorro Mútuo Costa Goodolfim.

A empresa de cerâmicas ARCH Valadares foi agraciada com a medalha de mérito empresarial e Ricardo Manuel Barros Soares recebeu a medalha de mérito empresarial.

Por fim, a medalha de mérito serviço público foi entregue ao comandante dos Sapadores de Bombeiros de Gaia, Vítor Primo.

Sem comentários

deixar um comentário