06 Julho 2022, 02:35

Gaia com fundo de recuperação de 5,3ME para associações e escolas

mundoatual AdministratorKeymaster

Agora que chegou aqui…

Ao longo do último ano, o MUNDO ATUAL tem conquistado cada vez mais leitores.
Nunca quisemos limitar o acesso aos nossos conteúdos, ao contrário do que fazem outros órgãos de comunicação, e mantivemos sempre todas as notícias, reportagens e entrevistas abertas para que todos as pudessem ler.
Mas precisamos do seu apoio. Para que possamos, diariamente, continuar a oferecer-lhe a melhor informação, não só nacional como local, assim como para podermos fazer mais reportagens e entrevistas do seu interesse.
O MUNDO ATUAL é um órgão de comunicação social independente e isento. E acreditamos que para que possamos continuar o nosso caminho, que tem sido de sucesso e de reconhecimento, é importante que nos possa ajudar neste caminho que iniciámos há um ano.
Desta forma, por tão pouco, com apenas 1€, pode apoiar o MUNDO ATUAL.

Obrigado!

Chama-se Fundo de Apoio à Recuperação Covid-19 – Associações Locais (FARC-AL) e tem um montante global de 5,3 milhões de euros. Destinado a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), escolas e outras entidades locais sem fins lucrativos, estas podem candidatar-se com ideias para obras ou atividades, com financiamentos que podem ir dos 70 mil ao milhão de euros.

O objetivo passa por minimizar os efeitos negativos e de sustentabilidade financeira, provocados pela pandemia de covid-19 e o aapoio é atribuído mediante apresentação de candidatura sustentada.

O FARC-AL é constituído por onze linhas de apoio, distribuídas por diversas áreas.

 

PUB – CONTINUE A LER A SEGUIR



Assim, cerca de um milhão de euros vai para a construção ou adaptação de espaço público para a prática de atividade física e de lazer e para a aquisição e instalação de sistemas de AVAC que reforcem a capacidade de ventilação filtragem e purificação do ar em edifícios de uso público.

A implementação de programas para a primeira infância e juventude, que promovam a interação dos indivíduos, desenvolvam competências de cidadania e estimulem a atividade física vai valer um apoio de meio milhão de euros

A promoção de atividades com população sénior que fomente a intergeracionalidade, estimulação cognitiva, combate ao isolamento e práticas de hábitos de vida saudável, bem como o desenvolvimento de estudos que permitam a avaliação e monitorização dos impactos da pandemia na comunidade, vão contar com cerca de 400 mil euros de apoio.

Já a criação de mecanismos de valorização dos profissionais cuja atividade se centre na intervenção social junto das populações e promovam o reforço do atendimento vai valer o apoio de 450 mil euros e a adoção de medidas que fomentem as boas práticas ambientais e de sustentabilidade do ecossistema, 300 mil.

350 mil euros destinam-se a programas que potenciem a literacia digital e a adaptação das comunidades aos desafios da digitalização e o desenvolvimento de atividades recreativas e culturais, potenciadoras de convívio social e dinamização das economias locais, vai merecer cerca de 150 mil euros.

Para a criação de espaços Snoezelen como instrumentos de combate ao stress e promoção da qualidade de vida, estão destinados 70 mil euros.

Já a aquisição e instalação de equipamentos de higienização, como forma de prevenção e combate à propagação de vírus e bactérias, em edifícios de uso público vale 750 mil euros.

Este programa de apoio tem um caráter excecional e temporário, esgotando-se com a atribuição da totalidade do montante definido como financiamento.

O FARC-AL é composto por várias fases, nomeadamente, a apresentação de candidaturas, análise técnica das propostas, divulgação da lista provisória dos projetos aprovados, reclamações, divulgação da lista final dos projetos aprovados, celebração dos acordos e acompanhamento e monitorização.

As entidades interessadas podem apresentar as respetivas candidaturas até às 17h30 do dia 20 de junho.

Tags

Sem comentários

deixar um comentário