07 Julho 2022, 03:23

Gaia comemora Saramago com obras de Violante Saramago Matos e outros artistas

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

A Onda Bienal celebra o centenário do escritor português José Saramago com “Abraço a Saramago”, que leva a Gaia uma exposição individual de Violante Saramago Matos e uma mostra coletiva sobre a obra do Nobel da Literatura.

Esta iniciativa assinala os 100 anos do nascimento de José Saramago, de 05 de março a 30 de abril, na Casa Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo, em Vila Nova de Gaia.

PUB – CONTINUE A LER A SEGUIR



A exposição individual de Violante Saramago Matos, filha do escritor, tem curadoria de Agostinho Santos e traz “21 obras com forte componente afetiva, numa abordagem íntima à obra do Prémio Nobel da Literatura, recriando trechos literários que se cruzam com o pincel da artista”.

O “Abraço a Saramago” estende-se noutras 19 obras dos artistas Albuquerque Mendes, António Bessa, António José de Carvalho, Avelino Rocha, Bruno Marques, Fernando Barros, Filipe Rodrigues, Henrique do Vale, Isabel e Rodrigo Cabral, Juan Domingues, Lina Carvalho, Luís Silveirinha, Nazaré Álvares, Pedro Calapez, Rui Costa, Rui da Graça, Valter Hugo Mãe e Zulmiro de Carvalho.

Estas mostras integram o programa Onda Bienal, promovido pelos Artistas de Gaia – Cooperativa Cultural.

Para o diretor da Bienal Internacional de Arte Gaia, “José Saramago foi um homem de causas” e importa “destacar a memória coletiva de um escritor de referência, que marcou a história através da sua obra e da sua vida”.

“Receber uma exposição de Violante Saramago Matos, filha do escritor e artista, é um privilégio que reforça a nossa missão enquanto Bienal de Causas”, prossegue, citado em nota de imprensa.

A exposição conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e pode ser visitada de terça-feira a sábado, entre as 09 horas e as 12h30 e das 14 horas às 17h30, encerrando aos domingos, segundas-feiras e feriados.

Agora que chegou aqui…

Ao longo do último ano, o MUNDO ATUAL tem conquistado cada vez mais leitores.
Nunca quisemos limitar o acesso aos nossos conteúdos, ao contrário do que fazem outros órgãos de comunicação, e mantivemos sempre todas as notícias, reportagens e entrevistas abertas para que todos as pudessem ler.
Mas precisamos do seu apoio. Para que possamos, diariamente, continuar a oferecer-lhe a melhor informação, não só nacional como local, assim como para podermos fazer mais reportagens e entrevistas do seu interesse.
O MUNDO ATUAL é um órgão de comunicação social independente e isento. E acreditamos que para que possamos continuar o nosso caminho, que tem sido de sucesso e de reconhecimento, é importante que nos possa ajudar neste caminho que iniciámos há um ano.
Desta forma, por tão pouco, com apenas 1€, pode apoiar o MUNDO ATUAL.

Obrigado!

Sem comentários

deixar um comentário