21 Outubro 2021, 10:28

Gaia cria projeto de mobilidade para ensinar alunos do sexto ano a andarem de bicicleta

© Amândia Queirós | Mundo Atual
Susana Faria AdministratorKeymaster

A Câmara de Gaia apresentou hoje, em jeito da celebração da Semana Europeia da Mobilidade, o projeto «BICIGAIA – Uma Cidade em Movimento», que pretende ensinar e incentivar as crianças do sexto ano a andarem de bicicleta pelas ruas do concelho.

Na apresentação do projeto de mobilidade, o Vereador José Valentim Miranda começou por dizer que o «BICIGAIA» foi desenvolvido porque “as crianças dos grandes centros não sabem andar de bicicleta”.

PUB – CONTINUE A LER A SEGUIR



“Entendi que devíamos ligar a mobilidade à educação. Apresentámos o projeto à Câmara e fizemos uma candidatura que foi aprovada e, neste momento, estamos em fase de desenvolvimento do projeto nas escolas das freguesias de Gaia”, revelou o Vereador, em declarações ao Mundo Atual.

Uma equipa de formadores especializados levam, todos os dias, bicicletas para as escolas e “desenham” uma pista, “como se fosse uma estrada” e não só ensinam os alunos a andar neste meio de transporte, como também explicam todas regras do código de estrada.

“Este projeto está a superar todas a expetativas e a adesão dos jovens é enorme. Está a ser implementado em todos os estabelecimentos escolares que têm alunos a frequentar o sexto ano. Tivemos a colaboração dos diretores de turma que nos ajudaram a adaptar e a aceitar os horários”, frisa.
O Vereador José Valentim Miranda explicou ainda que agora o objetivo é que o «BICIGAIA» seja “adaptado às aulas de ginásio”.

Sem comentários

deixar um comentário