19 Agosto 2022, 03:06

Gaia vai receber 12 milhões para as obras da fase C do Centro Hospitalar de Gaia/Espinho

mundoatual AdministratorKeymaster

A primeira tranche para as obras da fase C do Centro Hospitalar de Gaia/Espinho, que estão contempladas no Orçamento do Estado, terá o valor de 12 milhões de euros e será entregue no ano corrente, anunciou a autarquia gaiense.

No total, estão garantidos os 42 milhões necessários da rubrica plurianual 2021/2022, dos 180 milhões de euros para o setor da saúde.

O presidente da Câmara, Eduardo Vítor Rodrigues, lembra que “o Orçamento do Estado tem outros hospitais em destaque, mas Gaia não foi esquecida. Não podíamos estar mais felizes”.

PUB – CONTINUE A LER A SEGUIR



A fase C está integrada no Plano de Reabilitação Integrado do Centro Hospitalar de Gaia/Espinho e irá permitir “a integração dos serviços da unidade 2 (Materno-Infantil e Ortopedia) na unidade 1”, concentrando, assim, os serviços de internamento num único núcleo central, “sem qualquer dependência de transportes para o doente internado”.  Será também aumentada a capacidade instalada do bloco operatório, de forma, a garantir “condições de dignidade, segurança e conforto do doente”.

Eduardo Vítor Rodrigues tem outras ambições e refere que “as obras não significam o fim de um processo, mas sobretudo o início de uma nova aposta”.

“Poderemos avançar para negociações com a Santa Casa da Misericórdia (proprietária do edifício onde está a unidade 2) para ali instalar uma Unidade de Cuidados Continuados, (como já havia referido, em entrevista ao Mundo Atual). Dessa forma, o Hospital de Gaia teria dois braços que o diferenciariam na região: a reabilitação e os cuidados continuados”, revela o autarca.

Sem comentários

deixar um comentário