08 Setembro 2022, 22:16

Gasolina vendida 1,8 cêntimos e gasóleo 2,2 cêntimos acima da referência

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Agora que chegou aqui…

Ao longo do último ano, o MUNDO ATUAL tem conquistado cada vez mais leitores.
Nunca quisemos limitar o acesso aos nossos conteúdos, ao contrário do que fazem outros órgãos de comunicação, e mantivemos sempre todas as notícias, reportagens e entrevistas abertas para que todos as pudessem ler.
Mas precisamos do seu apoio. Para que possamos, diariamente, continuar a oferecer-lhe a melhor informação, não só nacional como local, assim como para podermos fazer mais reportagens e entrevistas do seu interesse.
O MUNDO ATUAL é um órgão de comunicação social independente e isento. E acreditamos que para que possamos continuar o nosso caminho, que tem sido de sucesso e de reconhecimento, é importante que nos possa ajudar neste caminho que iniciámos há um ano.
Desta forma, por tão pouco, com apenas 1€, pode apoiar o MUNDO ATUAL.

Obrigado!

PUB – CONTINUE A LER A SEGUIR



A média dos preços nas gasolineiras ficou, na semana entre 08 e 14 de agosto, no caso da gasolina, 1,8 cêntimos e no gasóleo 2,2 cêntimos acima do preço médio semanal determinado pela ERSE, segundo a entidade.

De acordo com a informação do Relatório Semanal de Supervisão dos Preços de Venda ao Público, publicado hoje pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), “relativamente à semana anterior verificou-se que a média dos Preços de Venda ao Público anunciados nos pórticos, e reportada no Balcão Único da Energia, esteve 1,8 cent/l acima do Preço Eficiente, dessa semana, no caso da gasolina 95 simples e 2,2 cent/l acima no caso do gasóleo simples”.

Assim, “em termos percentuais, a gasolina 95 simples foi anunciada nos pórticos 1,0% acima do Preço Eficiente e o gasóleo simples foi anunciado 1,2% acima do Preço Eficiente”, destacou a entidade.

O preço eficiente “é um preço médio semanal determinado pela ERSE e resulta da soma das seguintes componentes: os preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e os respetivos fretes marítimos, a logística primária, incluindo nesta parcela as reservas estratégicas e de segurança do Sistema Petrolífero Nacional, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis e a componente de retalho acrescida dos impostos respetivos”, segundo o regulador.

A ERSE destacou que “ainda relativamente à semana anterior”, no que respeita aos preços com descontos que são preços médios publicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) “a gasolina 95 simples apresentou um desvio de -2,8% face ao Preço Eficiente e o gasóleo simples -4,8%”.

De acordo com o regulador “em termos absolutos, estas estimativas situam-se, para a gasolina 95 simples em -5,1 cent/l, e para o gasóleo simples em -8,3 cent/l abaixo dos respetivos Preços Eficientes”.

A ERSE indicou ainda que para esta semana (15 a 21 de agosto), “o Preço Eficiente antes de impostos é de 1,037 Euro/l para a gasolina 95 simples e de 1,124 Euro/l para o gasóleo simples”, sendo que “após impostos, o Preço Eficiente fica nos 1,838 Euro/l e nos 1,792 Euro/l, para a gasolina 95 simples e para o gasóleo simples, respetivamente”.

Sem comentários

deixar um comentário