06 Março 2023, 13:16

Goleada sobre o Portimonense no Dragão deixa FC Porto com «olho» em Alvalade

© MUNDO ATUAL

Com um hat-trick de Taremi, bis de Evanilson e golos de Grujic e Pepe, a supremacia dos «azuis e brancos» sobre o Portimonense foi total. Com a vitória desta noite sobre os algarvios por 7-0, o FC Porto aumenta a vantagem sobre o Sporting para nove pontos, embora que provisoriamente, já que os «leões» só jogam no domingo.

A quatro jornadas do final do campeonato, o Porto terá de esperar pelo dérbi entre Sporting e Benfica, para ver se aumenta a vantagem ou se mantém os seis pontos de avanço sobre o adversário direto.

PUB – CONTINUE A LER A SEGUIR



Com uma linha defensiva densa, o Portimonense dificultou a vida ao FC Porto, que mostrava algumas dificuldades em ultrapassar a muralha defensiva dos algarvios, até ao primeiro quarto de hora.

No entanto, foi o FC Porto a equipa mais ofensiva, a beneficiar de alguns pontapés de canto, embora sem êxito, apesar da insistência e de triangulações ofensivas dinâmicas.

Os «dragões» acabaram por inaugurar o marcador, aos 20 minutos, por Taremi. O corte de Mbemba deu início ao ataque do FC Porto. Grujic entrega a Otávio que, com alguma felicidade no ressalto, liberta Fábio Vieira. O internacional sub-21 cruza, Taremi domina na área e, à meia-volta, bate Payam.

A partir daí, o FC Porto soltou-se e, aos 28’, Grujic «fuzila» a baliza do Portimonense, fazendo o 2-0. Canto de Fábio Vieira, e, depois de um desvio, a bola fica na pequena área. A defesa do Portimonense não consegue o corte e Grujic, mais rápido que toda a gente, bate Payam.

Tinham passado apenas cinco minutos quando os «dragões» ampliaram a vantagem.

Fábio Vieira na direita, toca para Vitinha, que «pica» para Otávio. O internacional português é carregado nas costas por Lazaar e o árbitro, Tiago Martins, não hesita em marcar a grande penalidade. Taremi, chamado a bater o penalti, atira para o meio da baliza quando Payam se lançou para a esquerda. Bis do iraniano na partida.

O pesadelo adensava-se para os algarvios, que viram a bola a entrar, novamente, na sua baliza aos 40’. Numa bela jogada dos «dragões», que circulam fluidamente entre a esquerda a direita, Otávio abre para Pepê e este assiste Evanilson, que na cara de Payam, faz o 4-0.

Ao intervalo, o FC Porto mantinha, já, uma vantagem absolutamente confortável, com 11 remates contra um, 70 por cento de posse de bola e com cinco cantos contra um, de acordo com os dados estatísticos da Liga.

No arranque da segunda parte, e a pensar na segunda mão do jogo da Taça da próxima quinta-feira, contra o Sporting, o FC Porto entra com duas alterações: saem Sanusi e Otávio e entram Wendell e Francisco Conceição.

Ainda mal tinha iniciado a partida, já Taremi, aos 47´, fazia o 5-0, num hat-trick perfeito: pé direito, pé esquerdo e de cabeça. 22 golos do iraniano na temporada e grande descoordenação da equipa do Portimonense.

O sexto golo, aos 55 minutos, foi de Pepe. O capitão mostrou, assim, como se marca a meia-dúzia, após o canto batido por Vitinha. Payam saiu em falso e Pepe cabeceou para o fundo da baliza algarvia, na estreia do central a marcar nesta época.

O FC Porto não tirava o pé do acelerador, apesar da vantagem, e o 7-0 surgiu por Evanilson, aos 60’. Taremi dispara ao poste e, na recarga, Francisco Conceição, mais rápido que a defesa algarvia, recolhe o ressalto, servindo Evanilson para o bis do brasileiro.

Até ao final da partida não houve mais golos, sendo que o FC Porto registou a vitória mais dilatada da época, até agora, e uma série de cinco jogos sem sofrer golos.

Agora que chegou aqui…

Ao longo do último ano, o MUNDO ATUAL tem conquistado cada vez mais leitores.
Nunca quisemos limitar o acesso aos nossos conteúdos, ao contrário do que fazem outros órgãos de comunicação, e mantivemos sempre todas as notícias, reportagens e entrevistas abertas para que todos as pudessem ler.
Mas precisamos do seu apoio. Para que possamos, diariamente, continuar a oferecer-lhe a melhor informação, não só nacional como local, assim como para podermos fazer mais reportagens e entrevistas do seu interesse.
O MUNDO ATUAL é um órgão de comunicação social independente e isento. E acreditamos que para que possamos continuar o nosso caminho, que tem sido de sucesso e de reconhecimento, é importante que nos possa ajudar neste caminho que iniciámos há um ano.
Desta forma, por tão pouco, com apenas 1€, pode apoiar o MUNDO ATUAL.

Obrigado!

Tags

Sem comentários

deixar um comentário