15 Maio 2022, 10:46

Guterres em Ancara na segunda-feira antes de reunir com presidentes russo e ucraniano

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Nova Iorque, Estados Unidos, 24 abr 2022 (Lusa) – O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, visita a Turquia esta segunda-feira, antes dos encontros agendados com os presidentes russo e ucraniano.


António Guterres vai reunir-se em Ancara com o Presidente, Recep Tayyip Erdogan, informou o porta-voz do líder da ONU.


O secretário-geral das Nações Unidas visita Moscovo, na Federação Russa, na terça-feira, onde irá encontrar-se com o Presidente russo, Vladimir Putin.


Guterres vai ter uma reunião de trabalho e um almoço com o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, e será recebido pelo Presidente, Vladimir Putin.


O porta-voz do secretário-geral da ONU já anunciara a visita de Guterres à Ucrânia. No encontro marcado para quinta-feira prevê-se uma reunião de trabalho com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Dmytro Kuleba, e com o Presidente, Volodymyr Zelenskyy.


A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de dois mil civis, segundo dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.


A ofensiva militar causou já a fuga de mais de 12 milhões de pessoas, das quais mais de 5,16 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU — a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).



JMC // JMC


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário