07 Março 2023, 08:26

Iémen: ONU pede donativos urgentes para lidar com petroleiro e evitar maré negra

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Dubai, 08 abr 2022 (Lusa) — A ONU pediu hoje que doadores internacionais se comprometam “rapidamente” a desembolsar cerca de 80 milhões de dólares para financiar operações de emergência num petroleiro abandonado na costa do Iémen e evitar uma maré negra no mar Vermelho.


Com cerca de 45 anos, o FSO Safer, que se encontra no porto estratégico de Hodeida (oeste), no mar Vermelho, não é alvo de manutenção desde 2015, quando o país já enfrentava a guerra civil que opõe as forças pró-governamentais aos rebeldes Huthis e que causou uma das piores crises humanitárias do mundo.


“O Safer está em risco iminente de grande derrame, o que criaria uma catástrofe humanitária e ecológica num país já devastado por mais de sete anos de guerra”, declarou a ONU num comunicado.


O petroleiro contém o equivalente a um pouco mais de um milhão de barris e corre o risco de, a qualquer momento, se romper, explodir ou incendiar-se, segundo especialistas.


“As Nações Unidas calcularam o custo da operação de emergência em 79,6 milhões de dólares (73,2 milhões de euros)”, indicou a organização.


De acordo com a ONU, esse montante inclui o reboque, o desmantelamento, o aluguer de outro navio para armazenar o petróleo e as despesas de pessoal e manutenção.


“A concretização do plano não pode começar sem o financiamento dos doadores”, sublinhou a organização, instando a “compromissos financeiros rápidos” perante uma “bomba-relógio”, devendo a intervenção começar, segundo indicou, em meados de maio.


Uma maré Negra, frisou a ONU, causaria o encerramento dos portos de Hodeida e Salif, na região de Hodeida, essenciais para a importação de bens de primeira necessidade e para o encaminhamento de ajuda humanitária, num país à beira da fome generalizada.


Será realizada uma conferência de doadores nos Países Baixos, anunciou a ONU, sem precisar a data.


No início de março, após anos de hesitações, os rebeldes Huthis e a ONU chegaram finalmente a um acordo para realizar operações de emergência no Safer.


Apoiados pelo Irão, os rebeldes controlam zonas estratégicas do Iémen, entre as quais a capital, Sanaa, e os portos em Hodeida. As forças lealistas são, por sua vez, apoiadas por uma coligação militar internacional liderada pela Arábia Saudita.


A guerra civil já matou quase 380.000 pessoas e obrigou à deslocação de milhões de outras, segundo a ONU.



ANC // PAL


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário