14 Maio 2022, 20:06

INE divulga hoje estimativa rápida do crescimento do PIB no primeiro trimestre

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Lisboa, 29 abr 2022 (Lusa) – O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga hoje a primeira estimativa rápida sobre a evolução do PIB no primeiro trimestre do ano, que os economistas esperam ser de acentuado crescimento em termos homólogos, devido ao efeito-base.


No primeiro trimestre de 2021, o Produto Interno Bruto (PIB) recuou 5,3% em termos homólogos e caiu 2,9% em cadeia, num período marcado pelo confinamento devido à pandemia de covid-19. Já no último trimestre do ano passado avançou 5,8% em termos homólogos e 1,6% em cadeia, enquanto na totalidade do ano cresceu 4,9%.


Segundo os economistas consultados pela Lusa, o PIB deverá crescer cerca de 9% em termos homólogos e entre 0,1% e 0,8% em cadeia.


Entre as principais instituições, o Banco de Portugal, no Boletim Económico de março, incorpora um crescimento em cadeia do PIB de 0,1% no primeiro trimestre de 2022.


O ISEG estima que o PIB tenha crescido entre 9,6% e 10%, em termos homólogos, no primeiro trimestre deste ano, devido ao consumo privado e à procura turística externa, mas refletindo sobretudo o efeito base, segundo a síntese de conjuntura de abril.


Já em cadeia os economistas da instituição esperam que o PIB avance 0,5% e 0,9%.


Por sua vez, o Fórum para a Competitividade estima que a economia cresceu entre 9% e 10,5%, em termos homólogos, e 0% e 1,5%, em cadeia, segundo a nota de conjuntura divulgada em 04 de abril.


Já a Católica Lisbon Forecasting Lab (NECEP) prevê, segundo a nota conhecida em 06 de abril, uma expansão do PIB de 9,3% em termos homólogos e de 0,2% em cadeia.



AAT // JNM


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário