26 Novembro 2021, 23:04

Instituto Português do Sangue apela à dádiva

mundoatual AdministratorKeymaster

O Instituto Português do sangue alerta, em comunicado, para a necessidade de doação uma vez que as reservas, em alguns tipos, são suficientes apenas para quatro dias.

“Do grupo sanguíneo “A positivo”, o mais prevalente na nossa população, há reserva para 4 dias, do grupo “O negativo”, dador universal, e “B negativo” existe reserva para 5 dias”, é revelado em comunicado.

O Instituto Português do Sangue sublinha ainda que a “reserva estratégica nacional, que considera também as reservas existentes nos hospitais, é de 12 a 35 dias, consoante os grupos sanguíneos”, frisando que “apesar da suspensão da atividade programada não urgente em alguns hospitais, a necessidade diária de componentes sanguíneos mantém-se”.

Garantindo que nos locais de colheita “foram reforçadas todas as medidas para que este ato se efetue com segurança e é permitida a deslocação para efeitos de dádiva”, o IPS apela à “solidariedade de todos” e recorda que “dar sangue é um gesto solidário ímpar e que não tem contraindicações para um adulto saudável”.

Último comentário

  • Boa tarde. O meu sande é 0 negativo.

deixar um comentário