22 Janeiro 2023, 11:41

Itália anuncia acordo para comprar mais gás à Argélia

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Argel, 11 abr 2022 (Lusa) – O primeiro-ministro italiano, Mário Draghi, anunciou hoje que a Itália vai importar mais gás da Argélia, durante uma visita a este país com o qual está disposto a trabalhar também para desenvolver energias renováveis e hidrogénio verde.


“Os nossos governos assinaram um acordo de cooperação bilateral no setor da energia, para além do acordo entre a Eni (empresa italiana de hidrocarbonetos) e a Sonatrach (argelina) para aumentar as exportações de gás para Itália”, disse o primeiro-ministro italiano após uma audiência com o Presidente argelino, Abdelmadjid Tebboun.


O objetivo do Governo italiano é reduzir a sua dependência da Rússia, que hoje representa 40% do total de gás importado pela Itália, explicou numa conferência de imprensa.


A Argélia é hoje, atrás da Rússia, o segundo maior fornecedor de gás a Itália, que é transportado através do gasoduto Transmed.


“A Itália está pronta a trabalhar com a Argélia para desenvolver energias renováveis e hidrogénio verde. Queremos acelerar a transição energética e criar oportunidades de desenvolvimento e emprego”, salientou ainda Dhaghi.



ANP // PAL


Lusa/fim

Sem comentários

deixar um comentário