13 Maio 2022, 22:50

Laboratório de Análises de Dopagem vai ser integrado no Instituto Dr. Ricardo Jorge

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Lisboa, 05 mai 2022 (Lusa) — O Laboratório de Análises de Dopagem (LAD) vai ser integrado no Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), ao abrigo de um decreto-lei aprovado hoje em Conselho de Ministros.


De acordo com o comunicado do Conselho de Ministros, a integração “é mais um passo no sentido de garantir a independência das organizações antidopagem relativamente ao setor do desporto” e vai “também ao encontro das determinações constantes da norma internacional de laboratórios da Agência Mundial Antidopagem (AMA)”.


O LAD de Lisboa, uma unidade com autonomia técnica e científica que funciona junto do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), está suspenso desde abril de 2016 e perdeu a acreditação da AMA em outubro de 2018, face à não conformidade com os procedimentos internacionais.


Devido à suspensão, o laboratório está impedido de proceder à análise das amostras por parte de federações e organizações desportivas que tenham assinado o código mundial antidopagem.


O IPDJ assumiu a execução da “opção estratégica” do Governo na recuperação da acreditação do LAD junto da AMA, mas a auditoria final acabou por ser adiada em abril de 2020, devido à pandemia de covid-19.


Em abril de 2020, o presidente do IPDJ, Vítor Pataco, afirmou que o “investimento global para a reacreditação do laboratório ultrapassou os dois milhões de euros em três anos”, entre contratações e remunerações, formação de técnicos em laboratórios estrangeiros, modernização do sistema de gestão e aquisição de equipamentos especializados.



AO (JGO) // MO


Lusa/Fim

Tags

Sem comentários

deixar um comentário