15 Maio 2022, 13:11

Lagarde diz que há “forte probabilidade” de BCE subir taxas de juro este ano

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Washington, 22 abr 2022 (Lusa) – A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse hoje que há “uma forte probabilidade” de a instituição subir as taxas de juro até ao fim do ano, se a inflação continuar elevada.


“Nós olhamos para os números da inflação. (…) Se a situação perdurar, como se pensa atualmente, há fortes probabilidades de as taxas subirem até ao fim do ano”, disse Lagarde numa entrevista à CNBC.


Os bancos centrais em todo o mundo têm começado a subir as suas taxas de juro com o objetivo de conter a inflação, que aumentou ainda mais após o início da guerra na Ucrânia. O BCE tem resistido a esta tendência, mas tem estado sob pressão para iniciar essa subida.


A instituição liderada por Lagarde indicou que só começa a subida dos juros depois de terminar o atual programa de compra de ativos, o que deve acontecer no terceiro trimestre deste ano.


Hoje, Lagarde precisou que é provável que seja no terceiro trimestre, mas “cedo”.


Na quinta-feira, a líder do BCE tinha afirmado que o momento para a subida das taxas de juro dependeria dos indicadores económicos, depois de o vice-presidente da instituição, Luis de Guindos, ter admitido que podia ser em julho.


Na zona euro, a inflação atingiu um recorde de 7,5% em março, bem acima do objetivo de 2% definido pelo BCE.


O BCE tem vindo a referir que uma subida das taxas de juro, a primeira desde 2011, deverá acontecer “algum tempo após” o fim das compras de dívida.



EO // MSF


Lusa/fim

Tags

Sem comentários

deixar um comentário