24 Janeiro 2022, 10:19

Legislativas: Jerónimo participa apenas nos debates televisivos em canal aberto

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Lisboa, 20 dez 2021 (Lusa) — O secretário-geral comunista apenas vai participar nos debates televisivos, no âmbito das eleições legislativas, em canal aberto e no debate alargado transmitido pela RTP, uma vez que o partido considera discriminatória o modo como foram organizados os frente-a-frente.


Questionado pela Lusa a propósito de um comunicado divulgado durante a tarde de hoje em que o partido julgou ser discriminatório o modelo de organização dos debates feito por RTP, SIC e TVI, fonte do PCP disse que “a decisão é participar nos debates que se realizem em canal generalista ou outros conjuntos, como o da RTP”.


Jerónimo de Sousa estará presente apenas nos debates em canal aberto previstos para 04 e 12 de janeiro e no debate em conjunto com as restantes candidaturas que alcançaram representação parlamentar em 2019, em 17 de janeiro.


No comunicado divulgado durante a tarde, os comunistas sustentaram que a proposta de debates formalizada pelas direções de informação da RTP, da SIC e da TVI “não garante princípios básicos de imparcialidade”.


O PCP diz que a organização assume que existem “partidos de primeira (PS e PSD) e de segunda categoria”.


Nas críticas tecidas ao modelo encontrado, o PCP diz que a socialistas e sociais-democratas foi atribuída a “prerrogativa de debater com cada um dos restantes em canal generalista, com abissal diferença de audiências” e que há uma desvirtuação da natureza das legislativas, já que é concebida a ideia de que se trata de um “debate entre putativos candidatos a primeiro-ministro”.


O partido recusa “assumir-se como força política menorizada ou menorizável”, mas mantém a disponibilidade para participar nos debates das eleições legislativas de 30 de janeiro, desde que sejam realizados “em condições de igualdade entre as várias forças”.



AFE // JPS


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário