06 Dezembro 2021, 15:17

Lousada investe 30 mil euros em projeto de esterilização para animais de companhia e abandonados

A Câmara de Lousada vai investir 30 mil euros no «Plano Municipal de Esterilização para Animais de Companhia e Abandonados», projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem 2021, promovido por Iolanda Pinheiro.

O plano foi criado tendo em conta o crescente aumento do número de animais abandonados, o que pode resultar numa maior propagação de doenças e que podem ser transmissíveis para os humanos.

A impulsionadora do projeto vitorioso sugere um plano de esterilização nacional, que neste caso se aplica a Lousada, e assenta em três princípios.

“O primeiro pressuposto é educar e sensibilizar a população para os benefícios da esterilização dos animais de estimação. O segundo passo está relacionado com o registo e levantamento do número de animais e as suas necessidades, com a sensibilização para a importância do não abandono e apresentar soluções para cuidado dos animais na época de verão ou férias, considerado um período crítico de abandono. O último princípio passa pela vacinação e esterilização geral, com o resgate, esterilização e vacinação dos animais abandonados, de modo a evitar a sua reprodução e prevenir perigos para população. Este trabalho pode ser desenvolvido em colaboração com associações”, informou a autarquia de Lousada.

Ao todo, foram 16 as propostas votadas na sétima edição do OPJ, que decorreu entre os dias 30 de novembro e 31 de dezembro de 2020.

 

 

Sem comentários

deixar um comentário