28 Setembro 2021, 00:26

Maia prepara instalação da Polícia Municipal em edifício reabilitado com 1,2ME

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

A Polícia Municipal da Maia, que atualmente está distribuída por dois espaços, vai ocupar instalações novas no centro do concelho “previsivelmente em 2023”, num projeto de 1,2 milhões de euros.

As obras de reabilitação do edifício que vai acolher a Polícia Municipal deverão decorrer em 2022 e o investimento neste projeto é camarário.

“Mas coloca-se a possibilidade de, e caso surjam avisos do Norte 2030, o mesmo poder vir a ser financiado”, referiu fonte da autarquia da Maia.

Esta organização de segurança tem a sua área operacional num edifício no Câstelo da Maia, partilhando o espaço com o Serviço Municipal de Proteção Civil, enquanto os serviços centrais estão na Câmara.

PUB – CONTINUE A LER A SEGUIR



De acordo com o Município, o objetivo é concentrar os serviços e os recursos num só edifício, para “otimizar o seu funcionamento”.

Em causa está um projeto de 1,2 milhões de euros que se traduz na reabilitação de um edifício que servia de sede da ex-Junta Autónoma de Estradas e que atualmente se encontra sem uso na Rua Eng. Duarte Pacheco.

“O edifício irá ser requalificado estruturalmente e energeticamente para este fim específico”, acrescentou a fonte, apontando que esta nova esquadra “está a ser elaborada segundo os rigorosos critérios da Certificação Passive House”.

“Será a primeira do País a ter este selo”, adiantou a autarquia sobre um conceito que na prática significa que o imóvel é projetado e construído segundo um padrão de desempenho e eficiência energética, qualidade do ambiente interior e ao mesmo tempo economicamente acessível e sustentável.

Tags

Sem comentários

deixar um comentário