13 Março 2023, 20:21

Marcelo felicita Frank-Walter Stenmeier pela sua reeleição como Presidente da Alemanha

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

O Presidente da República felicitou hoje o seu homólogo alemão, Frank-Walter Steinmeier, pela sua reeleição como chefe de Estado da Alemanha, salientando a importância das relações bilaterais e da paz na Europa e no Mundo.

A mensagem de felicitações de Marcelo Rebelo de Sousa dirigida ao reeleito chefe de Estado germânico foi publicada no portal da Presidência da República na Internet.

“O Presidente da República felicitou o Presidente Frank-Walter Steinmeier, hoje reeleito Presidente da República da Alemanha, transmitindo votos de sucesso, certo do papel que continuará a desempenhar para o progresso da Alemanha e da União Europeia”, lê-se na nota.

Na mesma mensagem, Marcelo Rebelo de Sousa aproveitou para salientar “a importância de continuar a desenvolver e a reforçar o relacionamento entre Portugal e a Alemanha, a bem dos seus povos e da estabilidade, paz e progresso na Europa e no mundo”.

O social-democrata Frank-Walter Steinmeier foi hoje reeleito para um segundo mandato de cinco anos na Presidência alemã.

No cargo desde março de 2017, o ex-chefe da diplomacia alemã foi escolhido por ampla maioria por um colégio eleitoral especialmente constituído, reunindo deputados nacionais, um grande número de eleitos locais, ex-dirigentes alemães, bem como algumas personalidades da sociedade civil.

“A minha responsabilidade é para com todos os que vivem no nosso país. É verdade que sou apartidário, mas não sou neutro quando se trata da causa da democracia. Quem lutar pela democracia ter-me-á do seu lado. Quem a atacar, ter-me-á como um oponente”, disse Steinmeier no discurso de aceitação.

Steinmeier abordou na sua intervenção a situação tensa que se vive na Ucrânia e considerou que a Rússia é a responsável pelo risco de “guerra” na Europa.

“Estamos no meio de um risco de conflito militar, de uma guerra na Europa Oriental e é a Rússia que tem essa responsabilidade”, frisou.

“A paz não pode ser dada como certa, deve ser trabalhada repetidamente, com diálogo, mas se necessário também com clareza, com dissuasão”, acrescentou.

Antes de ter sido eleito em 2017 para o cargo de Presidente da Alemanha, Steinmeier, de 66 anos, desempenhou por duas vezes as funções de ministro das Relações Exteriores em executivos liderados pela chanceler Angela Merkel.

Pela Constituição germânica, o Presidente da Alemanha tem pouco poder executivo. No entanto, no plano político, é encarado como uma importante autoridade moral.

Agora que chegou aqui…

Ao longo do último ano, o MUNDO ATUAL tem conquistado cada vez mais leitores.
Nunca quisemos limitar o acesso aos nossos conteúdos, ao contrário do que fazem outros órgãos de comunicação, e mantivemos sempre todas as notícias, reportagens e entrevistas abertas para que todos as pudessem ler.
Mas precisamos do seu apoio. Para que possamos, diariamente, continuar a oferecer-lhe a melhor informação, não só nacional como local, assim como para podermos fazer mais reportagens e entrevistas do seu interesse.
O MUNDO ATUAL é um órgão de comunicação social independente e isento. E acreditamos que para que possamos continuar o nosso caminho, que tem sido de sucesso e de reconhecimento, é importante que nos possa ajudar neste caminho que iniciámos há um ano.
Desta forma, por tão pouco, com apenas 1€, pode apoiar o MUNDO ATUAL.

Obrigado!

Sem comentários

deixar um comentário