06 Outubro 2022, 07:41

Matosinhos e Vilagarcia de Arousa vão apostar em novas atividades para atrair turistas

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Agora que chegou aqui…

Ao longo do último ano, o MUNDO ATUAL tem conquistado cada vez mais leitores.
Nunca quisemos limitar o acesso aos nossos conteúdos, ao contrário do que fazem outros órgãos de comunicação, e mantivemos sempre todas as notícias, reportagens e entrevistas abertas para que todos as pudessem ler.
Mas precisamos do seu apoio. Para que possamos, diariamente, continuar a oferecer-lhe a melhor informação, não só nacional como local, assim como para podermos fazer mais reportagens e entrevistas do seu interesse.
O MUNDO ATUAL é um órgão de comunicação social independente e isento. E acreditamos que para que possamos continuar o nosso caminho, que tem sido de sucesso e de reconhecimento, é importante que nos possa ajudar neste caminho que iniciámos há um ano.
Desta forma, por tão pouco, com apenas 1€, pode apoiar o MUNDO ATUAL.

Obrigado!

Os municípios de Matosinhos (Portugal) e Vilagarcia de Arousa (Espanha), geminados desde 1959, vão colaborar em projetos municipais, regionais, nacionais e transfronteiriços e desenvolver novas atividades para aumentar a procura turística e captar novos talentos, incluindo nómadas digitais.

No final de dois dias de cimeira bilateral, que juntou autarcas, técnicos, agentes culturais e empresários dos dois municípios em Matosinhos, no distrito do Porto, ficou acordado colaborarem em projetos que visem o desenvolvimento e o enriquecimento ao nível económico, turístico, cultural e social dos dois municípios/territórios, adianta a Câmara de Matosinhos, em comunicado.

PUB – CONTINUE A LER A SEGUIR



Além disso, os dois municípios comprometeram-se a desenvolver novas atividades físicas e digitais que permitam a troca de experiências e iniciativas bilaterais inovadoras de promoção económica e comercial entre os trabalhadores municipais e os agentes locais das suas regiões, sublinha.

Continuar a desenvolver e a apresentar conjuntamente em fóruns locais, regionais ou internacionais produtos endógenos dos dois territórios, tendo em vista aumentar a procura turística e captar novos talentos, incluindo os nómadas digitais, foi outro dos propósitos assinalados.

“Comprometem-se ainda a promover encontros regulares para discussão de iniciativas a desenvolver e avaliação dos resultados dos diversos projetos implementados, trabalhando nomeadamente as temáticas da economia do mar, turismo, atividades económicas industriais, comerciais e de serviços, da cultura e da ação social”, refere a autarquia.

Matosinhos e Vilagarcia de Arousa consideram de “essencial importância” que esta geminação permita, de forma ininterrupta, o encontro e uma maior aproximação entre as empresas, as associações de pendor turístico, cultural, profissional e social, os agentes locais e as populações dos dois municípios, designadamente através de ações concertadas e estruturadas que visem a promoção e dinamização conjunta dos dois territórios e de projetos de valorização de marcas e produtos.

“Estes dois dias de trabalho e de proximidade vão começar a dar frutos muito em breve. Os nossos empresários, os nossos empreendedores, artesãos e dirigentes desportivos tiveram a oportunidade de estreitar laços e projetar o futuro com a certeza de que as nossas comunidades irão sair favorecidas desta cooperação”, realça Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, citada na nota de imprensa.

Por seu lado, Alberto Varela Paz, presidente do município de Vilagarcia de Arousa, destaca o mar como património comum daquelas duas cidades do nordeste peninsular.

“’O Mar que nos Une’, nome que escolhemos para esta nossa parceria, é mais do que um lema, pois mostra bem a forma como queremos realizar trabalho em conjunto. E se a colaboração começou com o mar, o nosso desejo é que, no futuro, se estenda às mais variadas vertentes das nossas comunidades, pois o que verdadeiramente nos une é a vontade de fazermos coisas juntos”, adianta, igualmente citado em comunicado.

Tags

Sem comentários

deixar um comentário