30 Novembro 2021, 03:48

Médio Oriente: Cessar-fogo pode “acontecer em breve” — porta-voz do Hamas

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Jerusalém, 20 mai 2021 (Lusa) — Um porta-voz do movimento islâmico Hamas, no poder na Faixa de Gaza, assegurou hoje à agência noticiosa espanhola EFE que “provavelmente acontecerá em breve” um cessar-fogo entre Israel e os grupos armados palestinianos no enclave.


“Um cessar-fogo provavelmente acontecerá em breve, mas depende em grande medida da ocupação israelita estar disposta a respeitar os direitos da Palestina”, disse.


Há dois dias que corre o rumor, divulgado por diversos media, que um cessar-fogo mediado pelo Egito poderia entrar em vigor hoje, possibilidade negada por Israel e que o Hamas não confirmou nem desmentiu, refere a EFE.


Na quarta-feira à noite, um dirigente do Hamas, Moussa Abu Marzouk, disse numa entrevista a uma televisão libanesa que uma trégua podia estar iminente.


“Creio que os esforços que estão a ser feitos para um cessar-fogo vão ser bem-sucedidos”, disse Abu Marzouk, citado pela agência espanhola.


Segundo a EFE, a possibilidade de uma cessação das hostilidades ganha força à medida que aumenta a pressão internacional pelo fim dos combates iniciados no passado dia 10, que já causaram pelo menos 239 mortos, a grande maioria palestinianos.


O Presidente norte-americano, Joe Biden, apelou na quarta-feira a uma “diminuição da violência” imediata no caminho para um cessar-fogo e a chanceler alemã, Angela Merkel, declarou-se hoje favorável a “contactos indiretos” com o Hamas, que considerou indispensáveis para se conseguir um cessar-fogo.


“Nem sempre é possível fazê-lo diretamente, mas claro que o Hamas deve estar envolvido de uma maneira ou de outra, porque sem o Hamas não há cessar-fogo”, afirmou Merkel num fórum organizado pela empresa de radiodifusão pública WDR, que também sublinhou que o Egito é “um fator muito importante na questão do cessar-fogo e da paz”.


 


PAL // PMC


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário