13 Março 2023, 21:56

MNE desaconselha viagens e que portugueses ponderem sair temporariamente da Ucrânia

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Paris, 12 fev 2022 (Lusa) – O ministro dos Negócios Estrangeiros disse hoje que Portugal não recomenda viagens à Ucrânia e que os serviços consulares sugerem aos portugueses que lá residem que deixem temporariamente o país, se não tiverem de permanecer por razões essenciais.


 “Em primeiro lugar, recomendamos vivamente que nenhum português que não precise de se deslocar à Ucrânia agora por razões estritamente indispensáveis, que não o faça. Recomendamos que não se realizem viagens à Ucrânia, a não ser aquelas estritamente essenciais”, afirmou o ministro em declarações aos jornalistas.


Augusto Santos Silva falou a partir de Paris, onde está em deslocação oficial, afirmando ainda que o consulado e a embaixada na Ucrânia estão a recomendar aos cerca de 240 portugueses que aí residem que abandonem o país temporariamente, caso não tenham razões essenciais para ficar.


“Quanto aos portugueses que residem na Ucrânia, que são cerca de 240, a Embaixada e secção consular em Kiev estão em contacto permanente com todos eles. Aqueles que não tenham de permanecer por razões essenciais na Ucrânia, que ponderem afastar-se temporariamente desse país”, reforçou Augusto Santos Silva.


 


CYF // SF


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário