05 Outubro 2022, 16:58

Moody’s sobe ‘rating’ da CGD para grau de investimento

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Lisboa, 13 jul 2021 (Lusa) – A agência de notação financeira Moody’s subiu hoje o ‘rating’ da dívida sénior de longo prazo da Caixa Geral de Depósitos (CGD) para Baa3, grau de investimento, anunciou o banco público.


“A Moody’s Investor Service subiu em um nível o ‘rating’ [avaliação] de dívida sénior de longo prazo da CGD de Ba1 para Baa3 e da dívida sénior de curto-prazo, incluindo Comercial Paper [papel comercial], de Not Prime para o nível P-3”, pode ler-se num comunicado hoje enviado ao mercado.


Quanto à perspetiva, mantém-se em estável, ao mesmo tempo que “o ‘rating’ de dívida sénior não preferencial de longo prazo da CGD subiu igualmente em um nível”, de Ba2 para Ba1.


No texto enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a CGD realça que a elevação da classificação da dívida sénior “marca o regresso à categoria de investment grade [grau de investimento] pela Moody’s, após um período de dez anos, constituindo um importante marco na evolução e no posicionamento da Caixa no mercado”.


O banco público, liderado por Paulo Macedo, refere ainda que esta subida “ocorre na sequência de três subidas verificadas durante a implementação do Plano Estratégico 2017-2020, fruto do progressivo reforço da solidez, rentabilidade e qualidade dos ativos”.


“Com esta alteração a CGD é agora notada em nível de ‘investment grade’ [grau de investimento] por duas das principais agências internacionais”, refere o banco.



JE // MSF


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário