24 Setembro 2021, 16:35

Murais em Matosinhos e Gaia alertam para a importância de preservar o ambiente

mundoatual AdministratorKeymaster

A Ascendi, de forma a assinalar o Dia Mundial do Ambiente, comemorado amanhã, dia 5 de junho, vai inaugurar dois murais em grafiti, em Matosinhos e em Gaia, desenvolvidos pelos artistas Tiago Gomes (Fedor) e Nuno Barbedo (The Caver), que visam “realçar a importância da preservação do meio ambiente”.

A iniciativa surge no âmbito da política de sustentabilidade da Ascendi e resulta “da preocupação em cultivar uma relação ética e responsável com o meio envolvente, tendo como objetivo a promoção de uma cultura de valorização da biodiversidade e de práticas ambientais mais sustentáveis”, explicou a organização.

Para a intervenção na estrutura da Ascendi situada na Rotunda de São Mamede Infeste, a empresa revelou que foi escolhido o artista Tiago Gomes.

PUB – CONTINUE A LER A SEGUIR



“O mural do artista transmite uma mensagem de apelo à harmonia com, e de maior respeito, pelo meio ambiente. As figuras representadas em grande escala (homem, mulher, fauna e flora) coabitam de forma equilibrada, e partilhando a mesma paleta cromática, formam uma entidade única que por sua vez, protege e cuida do Planeta Terra representado ao centro da composição, assumindo uma aparência limpa e polida”, pode ler-se no comunicado.

Já o mural na Saída da A44 para Francelos, foi criado por Nuno Barbedo e apresenta “um estilo bastante figurativo,” através da utilização de alguns ícones familiares entre quem viaja em Portugal, “que vivem entre si numa harmoniosa composição, com bastante impacto visual, sem se tornar invasiva para o espaço público”.

“Com tons azulados como cor principal, o mural pretende assim também aproximar-se do universo cromático da Ascendi. O mural inspira quem por lá passa, promovendo o sorriso, a fantasia e o sonho, com o foco principal na fauna e flora”, informou a Ascendi.

A inauguração da obra na rotunda da Rua Henrique Bravo em São Mamede Infesta realiza-se amanhã, pelas 10 horas, e contará com presença da Presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, bem como do Vereador com o pelouro da Qualificação Ambiental, António Correia Pinto.

Pelas 15 horas, será inaugurado o mural localizado na rotunda inferior na saída da A44 para Francelos, com a presença do Vereador da autarquia de Gaia com o pelouro do Ambiente urbano e espaço público José Valentim Pinto Miranda.

Sem comentários

deixar um comentário