27 Janeiro 2022, 07:47

Museu Municipal de Portalegre lança catálogo nos seus 120 anos

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Portalegre, 26 nov 2021 (Lusa) — O primeiro catálogo do Museu Municipal de Portalegre, sobre o seu acervo e que cumpre “um sonho antigo”, vai ser apresentado este sábado, para assinalar os 120 anos da instituição, foi hoje divulgado.


A responsável do Museu Municipal de Portalegre, Sónia Alves, explicou à agência Lusa que este catálogo é “um sonho antigo”, mas que “não mostra” toda a coleção do museu, porque, para atingir esse objetivo, seria necessário, “provavelmente”, um catálogo com “mais de mil páginas”.


No entanto, segundo a responsável do espaço museológico, o catálogo, que será apresentado às 17:00 de sábado, contém algumas das peças “mais significativas” que compõem o museu, dotado de duas “grandes coleções”.


O espaço possui “uma grande coleção” de arte sacra, que é maioritariamente proveniente dos antigos conventos da cidade, de algumas igrejas e de capelas, indicou.


Além desta coleção, o museu possui “uma outra grande coleção” de artes decorativas, que engloba mobiliário, pintura e faiança portuguesa, acrescentou.


“Nós temos também outras coleções mais pequenas”, nomeadamente de porcelanas orientais e de caixas em prata, disse Sónia Alves.


De acordo com o município, durante a apresentação, vai ser abordada a história do museu, dos doadores, do património que encerra e do seu legado naquela cidade, com referência também às “inúmeras curiosidades” que marcam a sua existência.


O Museu Municipal de Portalegre, instalado numa casa nobre do século XVI, foi encerrado em 2006 para obras de requalificação.


O espaço surgiu de ‘cara lavada’ em 2012, após a conclusão das obras, que custaram 1,4 milhões de euros.


Com uma área superior a quatro mil metros quadrados, o espaço está ainda dotado com uma sala de reserva, uma loja, cafetaria e uma sala de exposições temporárias.



HYT // RRL


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário