24 Setembro 2021, 16:38

Obras de 2ME no Rio Uima prontas em 2023

©DR

A Câmara de Gaia aprovou hoje, por unanimidade, o protocolo de colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) – celebrado com vários municípios – tendo em vista as obras de requalificação do Rio Uima, um projeto inserido na melhoria da rede hidrográfica.

Na ausência de Eduardo Vítor Rodrigues, o vice-presidente da autarquia de Gaia, Patrocínio Azevedo, explicou, já no final da reunião, que já há obras no terreno e que a limpeza das margens já está concluída, assim como o levantamento topográfico, entre Sandim e Lever, freguesias que «acolhem» este afluente do Rio Douro.

Num investimento que ronda os dois milhões de euros, a intervenção ambiental prevê diversas melhorias entre as quais a “estabilização de margens e beneficiação de habitat para espécies ribeirinhas em domínio hídrico, através da aplicação de soluções técnicas de engenharia natural; reabilitação de infraestruturas degradadas; criação de espaços de inundação natural; ações de desassoreamento”, entre outras.

Patrocínio Azevedo adiantou ainda a construção de passadiços e percursos pedonais, entre as duas freguesias, numa extensão de cerca de 3 quilómetros, numa obra que deve estar concluída no final de 2023.

Entretanto, e ainda antes da Ordem de Trabalhos, o Executivo gaiense aprovou um voto de congratulação, proposto pelo PSD, pela comemoração do 100.º aniversário da Sociedade Filarmónica de Crestuma.

Minifeiras populares avançam em Pedroso e Arcozelo

As minifeiras populares, que foram anunciadas para ajudar os empresários de diversão em locais ao ar livre e com acessos controlados, para abrir a 01 de julho, ainda não estão a funcionar.

De acordo com o vice-presidente da Câmara de Gaia tendo em conta a “situação atual” com o número de infetados novamente a subir, a autarquia repensou a abertura dos espaços, o que deve acontecer dentro de alguns dias, mas apenas em dois locais e não em quatro como estava previsto.

“Está tudo pronto em Pedroso, no exterior do estádio Jorge Sampaio, e em Arcozelo, no parque Santa Maria Adelaide. Quisemos esperar tendo em conta a situação”, revelou Patrocínio Azevedo no final da reunião.

Sem comentários

deixar um comentário