26 Janeiro 2022, 22:41

Obras do Museu Nacional Resistência e Liberdade começam em fevereiro

mundoatual AdministratorKeymaster

Tem início no próximo mês de fevereiro a empreitada com vista à instalação do Museu Nacional Resistência e Liberdade na Fortaleza de Peniche, devendo a mesma estar concluída no primeiro trimestre de 2023, de modo a que possa ser inaugurado no mês de abril, um ano antes das comemorações do 50º Aniversário do 25 de Abril de 1974.

PUB – CONTINUE A LER A SEGUIR



Esta intervenção, orçada em 2.8M de euros, surge na sequência da concretização do objetivo assumido pelo Governo, em 2016, de criar um museu multidisciplinar, com o objetivo de contribuir para a preservação da memória histórica da Fortaleza de Peniche e da resistência à ditadura.

Simbolicamente, no dia 25 de abril de 2019, foi inaugurada a exposição Por teu Livre Pensamento, instalada nos espaços fora dos edifícios prisionais principais, compreendendo também a musealização do parlatório, da Capela e do fortim redondo. Em simultâneo, foi inaugurado, no mesmo dia, um Memorial com os nomes de todos os presos políticos deste estabelecimento prisional. Desde essa data, o monumento já recebeu a visita de cerca de 250 mil visitantes.

 O projeto museológico do Museu Nacional Resistência e Liberdade deverá ser apresentado em breve, decorrendo do levantamento de toda a documentação e objetos que possam integrar o programa museológico, realizado pelo Instituto de História Contemporânea da Nova, com a colaboração da DGLab, da Fundação Mário Soares, do Centro de Estudos Sociais, entre outros.

A documentação será distribuída por núcleos temáticos que contam a história desde a Ditadura Militar e o Estado Novo até ao 25 de Abril, com a guerra colonial em paralelo, bem como sobre as prisões políticas do país, nomeadamente Aljube, Caxias, Sede da Pide, Forte de São João Batista e Campo do Tarrafal.

A museóloga Aida Rechena será a primeira diretora do Museu Nacional Resistência e Liberdade, nomeada na sequência do concurso internacional para a direção dos museus, palácios e monumentos nacionais.

Tags

Sem comentários

deixar um comentário