29 Novembro 2021, 20:19

Obras na Casa Camilo em Famalicão concedem traça original

mundoatual AdministratorKeymaster

A Câmara de Famalicão iniciou as obras de renovação e restauro da Quinta e da Casa dos Caseiros, numa altura em que está prestes a assinalar-se os 106 anos sobre o incêndio que destruiu quase por completo a moradia onde Camilo Castelo Branco viveu em Seide.

“Trata-se de uma obra de enorme relevância e que espelha bem a aposta cultural do município na preservação e valorização do património camiliano. Um trabalho incessante e apaixonante que tem atravessado gerações, motivado pelo valor da obra de Camilo Castelo Branco e pelo interesse que sempre suscitou a sua atribulada existência”, frisou o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha.

Com um investimento de cerca de 320 mil euros e o prazo de execução de um ano, a obra diz respeito à remodelação, ampliação e arranjos exteriores da Casa de Camilo.

“É uma obra de arquitetura que vai valorizar ainda mais este lugar da vida e da ficção camilianas. O restauro da casa dos caseiros e a renovação da quinta permitirá, não só oferecer aos visitantes um cenário tão semelhante quanto o que Camilo experienciou, mas permitir que com essas novas infraestruturas possamos diversificar ainda mais a oferta pedagógica, cultural e científica da instituição para o melhor conhecimento da vida e da produção literária do escritor, além do período histórico em que viveu”, sublinhou ainda o autarca.

 

Sem comentários

deixar um comentário