30 Julho 2021, 18:24

Obras para o metrobus já arrancaram na Avenida Vasco da Gama

mundoatual AdministratorKeymaster

A Câmara de Gaia vai inserir corredores «bus» em solução pré-metro na Avenida Vasco da Gama (EN222), de forma a melhorar as condições para o transporte público e para a mobilidade suave.

A primeira fase das obras já começou e abrange o território que vai desde a Avenida D. João II até à rotunda dos Arcos do Sardão.

“Trata-se de um eixo viário municipal estruturante que liga várias freguesias, apresentando-se como uma das vias mais importantes no panorama viário concelhio”, informa a autarquia, em comunicado.

PUB – CONTINUE A LER A SEGUIR



A primeira fase do corredor metrobus resulta de um investimento de cerca de 3,8 milhões de euros e ligará a Avenida D. João II aos Arcos do Sardão

De acordo com o Município, o objetivo passa, ainda, por transformar esta via, atualmente com caráter de estrada, “numa avenida capaz de desempenhar múltiplas funções, aliando fatores estéticos, funcionais e ambientais”.

“Foi com base nestes pressupostos, e dando prioridade aos transportes públicos e aos peões, que se chegou a uma solução que contempla a construção de corredores «bus» e velocípedes e zonas pedonais em toda a extensão desta intervenção, eliminando algum estacionamento automóvel, atualmente feito desordenadamente e nas zonas de berma”, acrescenta.

Esta intervenção será dividida em oito momentos, para minimizar o impacto que a realização dos trabalhos terá no trânsito.

Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Gaia, sublinha que “este é o arranque de um processo de melhoria da mobilidade e do transporte público Gaia. É um serviço moderno, confortável, fácil de utilizar e acessível, que é, ao mesmo tempo, um paradigma da integração urbana, seguro e amigo do ambiente”.

Sem comentários

deixar um comentário