09 Dezembro 2022, 12:48

OCDE inicia procedimento para adesão da Ucrânia

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Paris, 05 out 2022 (Lusa) — A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) iniciou o procedimento para a adesão da Ucrânia, depois de o Conselho da organização o ter designado hoje como um potencial país membro.


“Após um pedido do primeiro-ministro Denys Shmyhal para iniciar o processo de adesão da Ucrânia à OCDE, o Conselho decidiu reconhecer a Ucrânia como um potencial país membro”, anunciou o secretário-geral da OCDE, Mathias Cormann, em comunicado.


O responsável da organização acrescentou que o Conselho o encarregou de iniciar um diálogo com a Ucrânia antes de considerar a abertura formal de negociações com Kiev e a preparação de um guia de adesão.


Recordou ainda que a organização e a Ucrânia colaboram desde 1991 e adiantou que, após a conclusão do diálogo inicial, o Conselho da OCDE decidirá a abertura de discussões formais.


“A OCDE continua comprometida com a Ucrânia e o seu povo. Apoiamos os esforços de reconstrução e a recuperação para o rápido regresso da paz e estabilidade em todo o território soberano”, concluiu.



AAT // ACL


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário