04 Novembro 2022, 18:16

OPEP+ decide nova subida moderada da produção de petróleo

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Londres, 02 fev 2022 (Lusa) – Os 23 membros da aliança OPEP+ decidiram hoje continuar a aumentar a produção em 400.000 barris de petróleo por dia em março, apesar da subida dos preços e da tensão geopolítica.


Os representantes dos 13 membros da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e 10 aliados, que constituem a aliança OPEP+, decidiram “ajustar o nível total da produção em 400.000 barris por dia durante o mês de março”, anunciou a OPEP num comunicado após uma breve reunião.


Esta estratégia de aumento gradual da produção tem sido renovada mês a mês, desde a primavera de 2021, após os cortes drásticos decididos no início da pandemia de covid-19, quando a procura diminuiu bastante e houve uma queda nos preços do petróleo.


A OPEP+ nunca se desviou dessa linha, apesar dos apelos feitos no outono pela Casa Branca para um aumento mais expressivo da oferta para acalmar a subida de preços.


Desde a última reunião da organização, o preço do barril de West Texas Intermediate (WTI) subiu mais de 17% e o do Brent (de referência na Europa) avançou mais de 14%, com os dois a atingirem em janeiro os valores mais altos dos últimos sete anos.


O mercado está também a ser impulsionado por forte tensão geopolítica que envolve grandes países da produção e exportação como a Rússia, a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos, os dois últimos devido ao conflito no Iémen.


Nas últimas semanas, tem-se registado um aumento da tensão entre Moscovo e os países ocidentais devido ao reforço da presença militar russa junto da fronteira com a Ucrânia.



EO // EA


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário