14 Maio 2022, 01:16

Organização italiana doa material médico orçado em 770 mil euros à Guiné-Bissau

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Bissau, 04 mai 2022 (Lusa) — A organização italiana Roundtable entregou hoje ao Hospital Nacional Simão Mendes, em Bissau, 10 monitores multiparâmetros de sinais vitais, disse o ministro da Saúde da Guiné-Bissau, Dionísio Cumba.


“Os monitores foram adquiridos na sequência de uma iniciativa filantrópica realizada em fevereiro em Itália, onde tive o privilégio de estar presente. Foi uma iniciativa espontânea e chegamos a este projeto que é a entrega dos monitores”, explicou Cumba.


Os monitores, orçados em 770 mil euros, foram entregues ao diretor do principal hospital da Guiné-Bissau, Sílvio Coelho, que salientou que o “donativo vai acompanhar aquilo que já começou que é a modernização do Hospital Nacional Simão Mendes”.


“Estou a falar de equipamentos que permitem aos funcionários trabalhar em melhores condições e que permitem acompanhar de perto o estado clínico dos utentes”, afirmou.


O ministro da Saúde explicou também que a Roudtable entregou ao Governo uma maquete para o projeto de um novo hospital de 600 camas, “mais moderno e que vai também ser escola para formação dos quadros em especialidades”.


Além do material doado pela organização italiana, o ministro da Saúde entregou também ao Hospital Nacional Simão Mendes um donativo do Níger, nomeadamente um aparelho para realizar mamografias, cinco concentradores de oxigénio, cinco monitores multiparâmetros e cinco frigoríficos.



MSE // LFS


Lusa/Fim


 

Sem comentários

deixar um comentário