14 Maio 2022, 20:06

Parlamento elege hoje presidente do Conselho Económico e Social

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

O presidente do Conselho Económico e Social (CES) vai ser hoje eleito pelos deputados da Assembleia da República, com a recandidatura de Francisco Assis sujeita ao escrutínio, proposta pelo Partido Socialista.

De acordo com o que está definido na Constituição da República, o presidente do CES é eleito pelos deputados da Assembleia da República por voto secreto, necessitando da aprovação de dois terços dos deputados.

 

PUB – CONTINUE A LER A SEGUIR



No sábado, na abertura do congresso da UGT, em Santarém, Francisco Assis afirmou que contava já com o apoio do Partido Socialista e do PSD, o que lhe garantirá os votos necessários para a reeleição.

Na quarta-feira, numa audição parlamentar, Francisco Assis, que é presidente do CES desde julho de 2020, defendeu a alteração do Plenário do CES e prometeu propor à Assembleia da República a criação de um grupo de trabalho para alterar a respetiva lei.

Para Francisco Assis, o CES “está numa fase de mudança” e precisa até de mudar de instalações, para umas mais adequadas.

Francisco Assis, professor universitário, ligado à ala de centro-esquerda do PS, já foi presidente da Câmara de Amarante, eurodeputado e líder parlamentar socialista em dois períodos distintos.

Sem comentários

deixar um comentário