15 Maio 2022, 01:16

Paulo Cafôfo diz que “há satisfação” da comunidade pela “estabilidade política” em França

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Paris, 27 abr 2022 (Lusa) — O secretário de Estado das Comunidades disse hoje, no pós-eleições presidenciais, que a comunidade portuguesa em França está satisfeita pela estabilidade política e que “não há qualquer tipo de ostracismo” contra os emigrantes portugueses em terras gaulesas.


“Há, acima de tudo, [por parte da comunidade portuguesa] uma satisfação por haver uma estabilidade política na França. O pior que nos poderia acontecer é que alguma convulsão afetasse a nossa comunidade”, afirmou Paulo Cafôfo, em resposta à Lusa.


O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas termina hoje uma visita oficial a França, tendo chegado na passada sexta-feira e vivendo em terras gaulesas a segunda volta das eleições presidenciais, que acabou por dar a vitória a Emmanuel Macron, com o Presidente a renovar o seu mandato durante mais cinco anos.


Face a uma possível ostracização da comunidade portuguesa devido ao intenso debate nestas eleições sobre a imigração em França, após várias visitas e contactos com as autoridades francesas, o governante assegura que a comunidade não é vítima de “qualquer tipo de ostracismo”.


“Sabemos que em termos políticos, nas eleições em França a questão da imigração tem sido alvo do debate político, mas no que diz respeito aos portugueses não há qualquer tipo de ostracismo e, bem pelo contrário, há um reconhecimento da sua importância e pelo seu contributo dado ao longo dos anos”, declarou o secretário de Estado.


Na sua primeira visita como responsável da pasta das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo esteve em Paris, Bordéus e Lyon onde visitou os consulados, se encontrou com associações e figuras de destaque da comunidade portuguesa, mas também com autarcas e outros representantes das autoridades francesas.



CYF // LFS


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário