25 Setembro 2022, 06:31

Perto de 400 detidos num ano por tráfico de droga em Maputo – Polícia

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Maputo, 04 abr 2022 (Lusa) — Um total de 394 pessoas foram detidas por tráfico de droga em Maputo, capital moçambicana, desde abril de 2021, disse hoje à Lusa fonte do Serviço Nacional de Investigação Criminal (Sernic).


Segundo a mesma fonte, dos detidos, 13 são estrangeiros, na sua maioria de nacionalidade nigeriana e sul-africana.


As detenções contabilizadas ocorreram até março de 2022 em operações que resultaram na apreensão de 82 quilos de droga, incluindo heroína, cocaína e canábis – todas incineradas na sexta-feira.


De acordo com o Gabinete das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (UNODC), as autoridades do Quénia e da Tanzânia, países a norte de Moçambique, aumentaram a vigilância nos últimos anos, empurrando os traficantes para sul, em direção à costa moçambicana, “em busca de novas rotas e novos mercados”.


O país é apontado por várias organizações internacionais como um corredor de trânsito para o tráfico internacional de estupefacientes com destino à Europa e Estados Unidos da América, sobretudo de heroína oriunda da Ásia, mas as apreensões de cocaína oriunda da América do Sul têm também aumentado.



LYN // VM


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário