17 Outubro 2021, 17:18

Poetisa Ana Luísa Amaral vence Prémio Literário Vergílio Ferreira 2021

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Évora, 17 dez 2020 (Lusa) — A poetisa Ana Luísa Amaral, “uma das mais relevantes da atualidade”, conquistou hoje o Prémio Vergílio Ferreira 2021, atribuído pela Universidade de Évora (UÉ), revelou à agência Lusa a academia alentejana.


A vencedora foi escolhida hoje, por unanimidade, pelo júri do prémio, presidido pelo escritor e professor António Sáez Delgado e que, este ano, integrou os professores Pedro Serra, Ana Paula Arnaut e Cláudia Teixeira, assim como a crítica literária Anabela Mota Ribeiro.


Ana Luísa Amaral, “uma das mais relevantes poetisas da atualidade”, aborda, na sua obra, traduzida para diversas línguas, “a memória e vindicação do feminismo português”, considerou o júri, citado pela UÉ, em comunicado enviado à Lusa.


A obra da vencedora “desdobra-se em áreas tão diversas como a teoria e a prática literárias, reunindo ainda, pelo diálogo que estabelece com a tradição clássica e contemporânea, um conjunto de qualidades que apresentam o melhor dos processos de identificação da nova sociedade portuguesa”, sublinhou.



RRL // TDI


Lusa/Fim

Tags

Sem comentários

deixar um comentário