03 Fevereiro 2023, 14:45

Polónia anuncia aceitar sistema de defesa aéreo Patriot oferecido pela Alemanha

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Varsóvia, 06 dez 2022 (Lusa) – O ministro da defesa da Polónia disse hoje que o seu país vai aceitar o sistema de defesa antimísseis Patriot que a Alemanha ofereceu à Polónia em novembro.


A oferta alemã foi feita depois que um míssil ter caído na Polónia, em meados de novembro, perto da fronteira com a Ucrânia, matando dois cidadãos polacos.


O ministro da Defesa polaco, Mariusz Blaszczak, afirmou ter aceitado a oferta com “satisfação”.


O que parecia ser uma oferta da Alemanha inicialmente ignorada pela Polónia criou tensões nas relações entre os dois países vizinhos, que são importantes parceiros comerciais e aliados nas Nações Unidas.


Mariusz Blaszczak disse hoje, numa publicação no twitter, lamentar que a Alemanha não quisesse colocar o sistema Patriot na Ucrânia.


“Fiquei desapontado ao aceitar a decisão de rejeitar o apoio da Ucrânia”, escreveu, defendendo que “colocar os Patriots no oeste da Ucrânia aumentaria a segurança dos polacos e ucranianos”.


No entanto, disse que os dois lados estavam procedendo “com acertos relativos à colocação do sistema na Polónia e a conecta-lo com o sistema de comando” polaco.


A Alemanha disse que o sistema Patriot oferecido à Polónia fazia parte da defesa aérea integrada das Nações Unidas e apenas para ser implementado no território das Nações Unidas.



VP // RBF


Lusa/fim

Sem comentários

deixar um comentário