20 Setembro 2021, 07:08

Por este rio acima

Daniela Maia Autor
Administradora Hospitalar

Com estes fundados receios, conduzi o meu grupo de seis a Avintes, ponto de partida da rota n.º 222.

Ousei serpentear a, provavelmente, mais bonita estrada do mundo. Falo da Estrada Nacional n.º 222.
Reencontrar a calma do Douro e das suas margens, seja de que cor estejam pintadas, é sempre um programa difícil de igualar. Mas, desta vez, fi-lo a pedido, e a medo, sabendo que o pico do verão que traz o verde luxuriante do vinhedo, traz também um calor impróprio para viagens longas.

PUB – CONTINUE A LER A SEGUIR



Com estes fundados receios, conduzi o meu grupo de seis a Avintes, ponto de partida da rota nº 222. Esperava-nos o Miguel, um jovem com um sorriso do tamanho da alma com que brinda novos peregrinos e os recebe em sua casa como se fossem únicos.
Já me haviam contado da generosidade e espírito de grupo dos motards, mas foi aqui, no Grupo Motard Broas no Ar, em Avintes que, sem esperar, o encontrei. Aqui fomos pronta e genuinamente acolhidos como Amigos de longa data.
No Broas no Ar, no coração de Vila Nova de Gaia, tanto ficamos a conhecer, sem pressas e com o mesmo entusiasmo, a génese do projeto da Motard Clube Bonelli Riders, como os pontos de interesse de Avintes, ou do município, como ainda antecipamos o troço que nos espera. Venham com tempo!
E, como Amigos de sempre, falámos da vida e de vidas. Dos tempos em que os dias duros eram suavizados pela generosidade alheia que, ao recordar, emociona. Da determinação e propósito na concretização dos objetivos de percurso.
O Miguel é um bálsamo que nos centra na janela mais bonita da viagem e que transforma a rota nº 222 na, seguramente, mais bonita estrada do mundo.
Despede-se de nós com o cuidado de quem já nos acolheu na família “Façam uma boa viagem!”
Obrigada, Miguel!
Os restantes 226 km são uma sucessão de estímulos aos sentidos. Partam à descoberta e não se arrependerão. Do vinhedo em ramada, dos socalcos armados com que se veste a paisagem, das iguarias cozinhadas lentamente, dum rio vagaroso que convida à contemplação, dos gestos generosos das Nossas Gentes que este ponto de partida antecipa.
De tudo se faz estrada, cantada por Gente Maior como Torga, Guerra Junqueiro, Aquilino Ribeiro, ou Trindade Coelho.
Hoje, a Viagem começa na Sede do Moto Clube Broas No Ar, em Avintes; Parceiro oficial da rota e representante do município de Vila Nova de Gaia, Avintes, Porto, Portugal. Venham com tempo para saborear e reservem, pelo menos, o primeiro dia para conhecer Vila Nova de Gaia e, claro, o Miguel.
E termina, em grande, na sede do Motard Clube Bonelli Riders em Foz Côa, onde uma águia em vias de extinção inspirou esta highway to heaven. Já no paraíso, deixem-se ficar.

Sem comentários

deixar um comentário