14 Maio 2022, 17:56

Porto entre as cidades que vão liderar a neutralidade carbónica na Europa até 2030

@ cmp | Miguel Nogueira
mundoatual AdministratorKeymaster

Agora que chegou aqui…

Ao longo do último ano, o MUNDO ATUAL tem conquistado cada vez mais leitores.
Nunca quisemos limitar o acesso aos nossos conteúdos, ao contrário do que fazem outros órgãos de comunicação, e mantivemos sempre todas as notícias, reportagens e entrevistas abertas para que todos as pudessem ler.
Mas precisamos do seu apoio. Para que possamos, diariamente, continuar a oferecer-lhe a melhor informação, não só nacional como local, assim como para podermos fazer mais reportagens e entrevistas do seu interesse.
O MUNDO ATUAL é um órgão de comunicação social independente e isento. E acreditamos que para que possamos continuar o nosso caminho, que tem sido de sucesso e de reconhecimento, é importante que nos possa ajudar neste caminho que iniciámos há um ano.
Desta forma, por tão pouco, com apenas 1€, pode apoiar o MUNDO ATUAL.

Obrigado!

A Comissão Europeia já anunciou as 100 cidades que participarão na «Cities Mission – Cidades Inteligentes e com um Impacto neutro no Clima». A iniciativa tem como objetivo apoiar os municípios que se comprometam a atingir a neutralidade carbónica em 2030.

A Missão da CE recebeu cerca de 400 candidaturas. As cidades escolhidas vão agora ter acesso a financiamento através do programa Horizonte Europa e de outras fontes. O objetivo é o de atingir a descarbonização até 2030.

PUB – CONTINUE A LER A SEGUIR



“A inclusão do Porto neste restrito lote das 100 cidades líderes na ambição de descarbonização a nível europeu, é mais um reconhecimento internacional de que estamos a desempenhar bem a nossa missão, rumo a uma cidade cada vez mais sustentável”, afirmou Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara do Porto.

As 100 cidades agora selecionadas provêm dos 27 Estados-Membros, com 12 cidades adicionais provenientes de países associados ou com potencial de associação ao Horizonte Europa, o programa de investigação e inovação da UE (2021-2027).

Entre as 377 cidades candidatas de vários países europeus, constam 16 cidades e duas comunidades intermunicipais portuguesas. O Porto é uma das três cidades lusas eleitas para a Missão, por ter em curso um conjunto de iniciativas e uma estrutura de governança capaz de garantir a neutralidade carbónica em 2030.

Para apoiar esta missão, a Comissão Europeia irá disponibilizar 360 milhões de euros de financiamento do Horizonte Europa, abrangendo o período 2022-2023, com o objetivo de solidificar o caminho da inovação para a neutralidade climática até 2030. Para além do apoio financeiro, as 100 cidades irão ainda receber apoio técnico e legal, fundamental para o sucesso da missão.

Pacto do Porto para o clima coloca a cidade na linha da frente

Recorde-se que a cidade do Porto já tinha, por vontade própria, iniciado esta corrida, com o lançamento do Pacto do Porto para o Clima, no início de 2022. “Estou muito orgulhoso do trabalho que temos desenvolvido na esfera municipal – serviços da Câmara e empresas municipais – e da liderança pelo exemplo que temos procurado assumir na cidade”, adiantou o vereador.

Tags

Sem comentários

deixar um comentário