14 Maio 2022, 23:06

Portugal na repescagem para o Mundial de râguebi após sanção a Espanha

LUSA Autor
Agência de notícias de Portugal

Madrid, 28 abr 2022 (Lusa) — Portugal vai disputar o torneio de repescagem para o Mundial de râguebi de 2023, após a Espanha ter sido sancionada com 10 pontos na qualificação para França2023, anunciou hoje a federação espanhola.


“O organismo máximo do râguebi mundial decidiu sancionar Espanha com 25 mil libras (mais de 29 mil euros) e descontar cinco pontos por cada um dos jogos onde foi utilizado o jogador” Gavin Van den Berg, revelou a Federação Espanhola de Râguebi (FER), em comunicado publicado no seu site oficial.


A decisão atira a Espanha para o quarto lugar da classificação do apuramento, beneficiando diretamente a Roménia, que garante a segunda vaga europeia na competição, juntamente com a Geórgia, e também Portugal, que termina em terceiro lugar e qualifica-se para o torneio de repescagem mundial, em novembro.


O pilar do Alcobendas, de origem sul-africana, alinhou nos dois encontros dos espanhóis frente aos Países Baixos na qualificação para o Mundial, que a Espanha terminou em segundo lugar, garantindo o acesso direto à competição.


Uma “reclamação da Federação Romena de Râguebi”, no entanto, levou a World Rugby a nomear uma Comissão Independente para avaliar o eventual incumprimento espanhol da Lei 8 do organismo, relativa à elegibilidade de jogadores para representar uma seleção nacional.


 


SYL // AJO


Lusa/Fim

Sem comentários

deixar um comentário